sábado, 16 de junho de 2012

A Oração de Habacuque


TEMA:
VOCÊ É UM REMANESCENTE?


Habacuque 3

Introdução

A Palavra Remanescente quer dizer sobrevivente. 

O tema do livro do profeta Habacuque é, viver pela fé, temos visto nos dias atuais grandes escândalos envolvendo homens e mulheres de Deus que se dizem viver pela fé, isso não vem de agora, mas já acontecera a muitos anos atrás, exemplo disto era Judá, o povo escolhido por Deus tinha mais uma vez entrado em apostasia diante do todo Poderoso, fator interessante, é que o povo estava prestes a entrar em declínio, mas o povo não aceitava a palavra do senhor.
Os subsídios teológicos que nos falam a respeito do autor tem nos mostrado que Habacuque, provavelmente era um levita musico do senhor a serviço do templo em Jerusalém.
O Livro de Habacuque não é datado com acontecimentos históricos como por exemplo o livro do Profeta Isaias, ele não dirige seu livro diretamente a nação de Israel, porém é um dialogo entre ele e Deus, um caso típico de ouvir a voz de Deus e falar a nação.
Habacuque sabendo do juízo que Deus traria a nação pelos pecados iminentes da nação, coloca-se diante de Deus em temor com sua oração, que é um exemplo para todo remanescente.
Nos dias atuais o pecado do povo de Deus tem sido constante, em meio a isso, Deus sempre levanta um remanescente, Deus sempre levanta profeta para trazer a palavra da verdade, hoje Deus está te chamando como remanescente.
Na época do profeta Habacuque, Judá estava em declínio espiritual, e o profeta de Deus não aceitava a forma a qual o povo se encontrava, onde a apostasia tinha entrado de forma tremenda na nação, hoje em dia não é diferente, quem é verdadeiramente profeta de Deus não se conforma com a calamidade espiritual, quem é vaso de Deus não aceita, os costumes da sociedade atual onde velhos costumes pagãos entram a tona, como padrões de imoralidade sexual, que se encontram em nossos olhos em certas datas, sendo assim os verdadeiros remanescentes não se conformam com isso.
Habacuque um exemplo de homem de Deus, quando as coisas estavam ruins em sua vida, ele sabia que La na frente Deus iria mudar o quadro da situação, nos dias de hoje é difícil achar alguém com as qualidades do profeta Habacuque, porque qualquer problema que acontece a pessoa já desanima, esquece de lutar, de perseverar, este momento que você está passando, não é o fim, ainda que teu inimigo te diga que você está derrotado, a ultima palavra quem dá é o Senhor dos Exércitos.

Versos 3.1

3.1  ORAÇÃO do profeta Habacuque sobre Sigionote.
Este versículo nos mostra o termino do livro do profeta Habacuque, em uma oração em forma de salmo, quando ele usa o termo sobre Sigionote, Sigionote era uma forma de adoração à Deus, com instrumentos musicais e adoração ao todo poderoso com um coração quebrantado.

3.2a Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
Agora Habacuque, começa a falar com Deus em sua oração e a dizer que ele conhecia a fama de Deus, e por ter ouvido a fama de juízo do senhor, sabia que Deus não deixaria impune as transgressões de Judá, e por fim, pedia o avivamento da obra no meio dos anos, fator interessante é que ele pede “no meio dos anos”, como tudo em nossa vida, amados sabemos que no começo de um projeto de vida, tudo é flores, tudo é novidade, e logo se torna maravilhoso, assim é no período entre namoro, noivado e casamento, se o casal não vigiar e Deus não estiver no negocio fica dessa forma, no começo, o casal tem o tratamento de amor, onde é o namoro, depois muda, para mô, onde é o noivado, e quando passam-se os anos, e o casamento ai muda de figura de linguagem, aí já é o o, o faz isso, pra mim, o cadê as coisas feitas, assim é também numa sociedade, onde os sócios começam uma empresa, no começo tudo é as mil maravilhas, um sonho encantado, ai vem a convivência e dentro dessa convivência aparecem os defeitos, no meio dos anos, e o profeta indaga em sua oração pedindo que Deus avivasse a obra no meio dos anos, porque no inicio Judá estava fiel ao seu Deus, mas no meio dos anos, começou a apostatar da fé, assim é o crente que começa o seu ministério, o primeiro amor arde no coração dele, mas começa vir algumas provações e tentações e ai o cristão se não estiver firmado na rocha, chega o meio dos anos ele se enfraquece, então precisa de se derramar na presença de Deus como Habacuque, em forma de Sigionote, com um coração quebrantado, se derramando na presença do senhor.
Avivar a obra é trazer vida aquilo que está morto, dar um novo brilho à estrela apagada, trazer a tona a promessa esquecida.
Hoje é um dia especial pra Deus determinar e cumprir isso em sua vida!!!
Outro fator interessante é o motivo que o profeta Habacuque não pediu a Deus que avivasse a obra no começo ou no fim, e sim no meio?
Eu pude entender por meio de revelação de Deus que quando as provações estão no fim, nós sentimos o cheiro da vitoria mais perto, e no meio da situação vem o desanimo, a vontade de desistir, as calunias aumentam, as difamações, as intrigas crescem, é no meio dos projetos que devemos persistir e sermos fortes, porque Deus está provando o nosso caráter espiritual.

3.2b Na ira lembra da misericórdia...

Habacuque sabia que apesar do castigo eminente de Judá, Deus era misericordioso para mudar a estória de seu povo, por isso ele ora a Deus pedindo que Deus se lembrasse de quanto ele é misericordioso, e grande em beneficência.
  
3.3-16

Estes versículos, falam a respeito da grandeza de Deus e o do agir sobrenatural do senhor, onde o profeta começa a contar os feitos e maravilhas, as grandezas e o poderio de Deus sobre todas as coisas, estes versículos falam a respeito da ira de Deus, porém o profeta se vê em meio a um povo frio de espírito, longe do salvador.

3.17-19 Porque ainda que a figueira não floresça...

Aqui Habacuque nos dá um exemplo de fé cristã, um exemplo de servo do Senhor, onde o seu mundo espiritual não se acaba nas primeiras dificuldades, aonde o principio da luta é somente o começo da estória da gloria de Deus sobre sua vida, ele conota firmemente, dizendo que ainda que lhe faltasse o alimento, ainda que lhe faltasse o dinheiro, ainda que faltasse os amigos, ainda que tudo fosse pro buraco, a fé dele não estava fundamentada na benção, mas sim no dono da benção, esse é um mau de muitos cristãos decepcionados nos dias atuais, Deus começa a provar em alguma parte, e o povo começa a murmurar, a querer desistir de tudo que está adiante, nesse caso, é necessário um verdadeiro avivamento.
Será que nos dias atuais Deus pode olhar pra terra e ver pessoas como Habacuque, que não servem a ele pelo o que Deus pode nos dar, mas pelo que Ele é, será que nos dias atuais podemos adorar à Deus em meio as dificuldades do dia a dia sem chutar o pau da barraca, será que hoje Deus tem se orgulhado de nossas atitudes.

Conclusão

Para ser remanescente é necessário adorar a Deus acima das circunstancias. Quer viver o melhor desta terra, aprenda a adorar a Deus dentro da tempestade, ainda que a figueira não floresça, Ele é Deus e senhor de todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.