quarta-feira, 27 de julho de 2011

VOCÊ TEM EQUILÍBRIO ESPIRITUAL?

VOCÊ É EQUILIBRADO ESPIRITUALMENTE?

João 13.1-16

Hoje vemos muito desequilíbrio espiritual nas pessoas. Como se já não bastassem os desequilíbrios de temperamento. Por que as pessoas são desequilibradas espiritualmente? Por que falta amor, que é o que nos move a perseverar na presença de Deus e continuar servindo ao Senhor em comunhão com os irmãos e com a Igreja. Em muitas situações parece que estamos andando numa corda bamba, de tantas situações incertas que enfrentamos e precisamos pedir a Deus equilíbrio para continuar.
Jesus tinha um amor tão grande por seus discípulos que deu uma grande lição de amor, perseverança e equilíbrio emocional e espiritual ao lavar os seus pés.
O hábito de lavar os pés era comum naquele tempo, porém, era executado sempre por um escravo ou por alguém que estava em situação de humilhação em relação àquele que recebia este favor de ter seus pés lavados.
Por que Jesus suportou tanta humilhação? Como agüentou a humilhação desde a manjedoura até à cruz? O texto explica:
1º) “amou-os até o fim” v.1, o amor era o combustível que movia Jesus. A prova de que Ele é Deus encarnado, pois “Deus é amor” (I João 4.8). Até quando você seria capaz de amar alguém? O segredo da perseverança de Jesus foi que Ele amou até o fim!
2º) Jesus sabia quem era o inimigo pois tinha “o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse” v.2. Mas Ele sabia que seu inimigo não era Judas e sim o diabo. Mesmo assim Jesus perseverou com o propósito de amá-lo, pois sabia quem era o seu inimigo. Do mesmo modo precisamos saber quem é o nosso verdadeiro adversário para que não lutemos contra as pessoas e nos desanimemos de amar.
3º) Jesus sabia quem Ele era: “Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava”, v.3. Por isso quis mostrar seu amor. Precisamos saber quem somos para estar preparados para amar e perseverar. Quando você sabe quem você é, você não se importa com o que os outros dizem. Essa convicção de Jesus de quem Ele era, bem como o seu propósito, lhe deram forças para continuar.
Como se equilibrar espiritualmente?
Vamos aprender ainda mais sobre o exemplo de Jesus e também do mau exemplo de Pedro que foi desequilibrado emocional e espiritualmente. O que fazer:

1- Evite Extremosv.8,9
Pedro foi extremista. ‘Ou tudo ou nada’. Num momento disse que não aceitava que Jesus lhe lavasse os pés e em seguida queria que lhe lavasse as mãos e a cabeça. Isso é extremismo. Muitas pessoas são assim. Tiago 1.6 diz “aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento”. E Paulo também adverte para que não sejamos “que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina” (Efésios 4.14).
Bem diz o ditado ‘angu de um dia só não engorda cachorro’. Pois a leitura bíblica ou oração de um dia só também não resolve. O crente extremista quer que Deus resolva seus problemas de uma vez, mas não é assim.
O remédio para a inconstância é a perseverança!
                        
2- Seja Humildev.14,15
Jesus deu o maior exemplo de humildade para seguirmos. Precisamos parar com mania de grandeza, de fazer coisas muito maravilhosas e sonhos mirabolantes que não conseguiremos levar adiante. É melhor ser modesto e verdadeiro. É melhor prometer o pouco e cumprir do que falar muito e não poder fazer.
Ser humilde não é se sentir mal ou pior do que os outros. Mas também é não querer ser melhor do que os outros. É ser capaz de suportar a humilhação e saber esperar a hora da recompensa pois os “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado” (Mateus 23.12).
O segredo da humildade é a Paciência!

3- Seja Obedientev.7 e 16
Precisamos aprender a obedecer sem questionar a Deus. Jesus disse que “o que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás” v.7, então podemos confiar e obedecer a Deus sem medo. Além disso, Jesus também disse que “Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou” v.16, por isso precisamos saber que nosso lugar é de obedecer e não determinar o que Deus deve fazer.
Muitas vezes é preciso amar e perseverar por obediência como Jesus que foi obediente e amou até o fim. Em muitas situações devemos amar por obediência, não por que gostamos de alguém, mas por que Jesus mandou perdoar, suportar e amar, caminhando a segunda milha, dando a capa e a túnica e ainda oferecendo a outra face (Mateus 5.39-45).
Para obedecer precisamos ter Fé!

Deus quer que você tenha uma vida espiritual crescente e constante!

Muitas coisas acontecem para nos fazer parar, mas precisamos ter uma constância em nossa vida espiritual. Sempre vemos pessoas que começam uma dieta, uma leitura de um livro ou da Bíblia e não conseguem continuar. Quando fazemos um propósito precisamos cumprir (Números 30.2 e Eclesiastes 5.1).
Deixe o que tiver que deixar, mas não se detenha no caminho dos pecadores, não se assente na roda dos escarnecedores (Salmos 1.1). Prossiga para o alvo deixando o passado para trás (Filipenses 3.14,15).  
‘Avante e para o Alto’ esse deve ser o lema do cristão que quer ser perseverante e crescer espiritualmente a cada dia sem ficar variando entre cair e levantar.

PORQUE BUSCAR A DEUS?

QUAL O REAL MOTIVO DE BUSCAR A DEUS?

I Samuel 19.18-24
A resposta à essa pergunta é óbvia. Somos ínfimos diante de Deus e carecemos de sua glória (Romanos 3.23). Todo ser humano precisa buscar a Deus para se realizar, pois nada pode satisfazer essa necessidade de relacionar-se com Deus, a não ser o próprio Deus. O homem foi criado como um espiritual e relacional. Deus se relacionava com o ser humano até que este caiu (Gênesis 3.8).
  Na vida vemos a ascensão e a decadência de muitas pessoas. Saul foi um jovem escolhido por Deus para reinar sobre o seu povo, mas se envaideceu com a sua prosperidade e abandonou a presença do Senhor.
Aí começou a sua decadência.
Então Deus chamou a Davi, um humilde pastor, de uma família pobre da pequena cidade de Belém. Da mesma maneira que o então rei Saul, Davi foi ungido para servir a Deus e ao seu povo. Com muita humildade ele começou a ser honrado e suas vitórias incomodaram a Saul.
Havia uma diferença entre estes dois homens:
-Saul buscou e contou com a ajuda de Deus enquanto achou que precisava. Quando cresceu e prosperou, abandou a presença de Deus e ficou orgulhoso confiando em sua capacidade.
-Davi, em suas lutas deste o meio do rebanho no pasto até ao trono, em suas vitórias, derrotas e pecados, tinha o coração sempre voltado para o Senhor e se refugiava na casa de Deus.

Muitas vezes somos assim como Saul e nos esquecemos do Senhor quando prosperamos. Por isso vamos aprender com o exemplo de Davi, que buscava a Deus constantemente.

O QUE VOCÊ VEIO FAZER NA IGREJA?

Vejamos 3 formas de se ir à Igreja ou três tipos de pessoas que buscam a Deus, aprendendo com o exemplo de Saul, de seus servos e com Davi.

1- Por amor – como Daviv.18
Davi buscava ao Senhor no templo todos os dias (Salmos 27.4 e 91.1). Mas desta vez não foi lá porque seria achado por Saul que o perseguia. Então procurou a Casa dos Profetas por ser um lugar onde o Senhor é invocado.
 Não é por ter se tornado rei que Davi não tinha problemas. Ele lutou muito. Sofreu. E sempre vencia por que confiava em Deus. E quando estava no auge, rendia tudo em louvor e glória a Deus. Davi buscava a Deus por que o amava (Salmos 18.1, 2).
Busque ao Senhor também por amor e quando estiver aflito Ele te livrará de todos os perigos.
Busque a Deus por amor!
                        
2- Para agradar os outros – como os servos de Saulv.20,21
Três vezes Saul mandou seus servos à Casa dos Profetas para pegar Davi e os servos profetizaram ali. Embora estes servos foram à Casa dos Profetas agradar Saul a quem tinham medo e para prender Davi, Deus por sua misericórdia os visitou com o Espírito Santo e eles também profetizaram. Provavelmente o que eles profetizaram foram palavras de bênção para a vida e reinado de Davi. Por isso não podemos ter medo quando estamos na presença de Deus, pois até mesmo se alguém vier nos fazer mal, Deus transforma a maldição em bênção.
Muitas pessoas hoje também vão à igreja pra agradar o pastor, por causa da família, por medo do pai e da mãe, e até para ter status com cargos e agradar o seu próprio ego. Alguns vêm em busca de ouvir algo que gostam como boa música, mensagens de conforto e até para mostrar suas roupas, mas estão enganados. Há aqueles que procuram participar só das festas para comer. E também quem gosta de ter um lugar para passear.
Jesus disse a Nicodemos, que era um aparente religioso: “não te admires de eu te dizer uma coisa: você tem que nascer de novo” João 3.7. Não adianta apenas estar na Igreja, é preciso entregar-se totalmente ao Senhorio de Jesus.
Não venha à Igreja apenas para agradar aos outros, venha para agradar ao Senhor Deus!

3- Por interesse - como Saulv.23,24
Saul ficou irado ao ver que dois grupos de seus servos foram buscar Davi e além de não o trazerem, ainda profetizaram bênçãos sobre ele, que resolveu ir ele mesmo para prender Davi.
Saul só ia à Casa de Deus quando precisava. Neste momento foi à Casa dos Profetas para fazer o mal e seu interesse era prejudicar Davi. Saul achava que podia tudo por que ele era rei. Mas não era propósito de Deus permitir que Saul tocasse em Davi.
Nesta ocasião ao chegar à Casa dos Profetas, Saul não resistiu à presença de Deus que estava naquele lugar e foi visitado pelo Espírito Santo começando a profetizar.
Três coisas aconteceram com Saul:
“caminhando profetizava”, por que Deus quebrantou o seu coração enquanto ia à Casa dos Profetas, por isso ele mesmo começou a falar palavras de bênção sobre a vida de Davi. Mas estas palavras não eram dele, foi o Espírito Santo que falava através de sua boca.
O QUE VOCÊ TEM FALADO?
Saiba que as palavras têm poder. Quando você for a algum lugar, principalmente à Igreja, venha profetizando palavras abençoadas e quando você chegar, tudo será maravilhoso.
“despiu sua túnica”, a capa real era o que diferenciava Saul do resto das pessoas. Ele tirou a sua túnica naquele momento para reconhecer a Deus como o Rei em sua vida. Saul não poderia chegar a Deus com todo o seu orgulho. É preciso RENÚNCIA para se aproximar de Deus com humildade.
QUAL TEM SIDO A SUA CAPA?
Há pessoas que se escondem atrás de aparências, mas quando se aproximam de Deus todas as máscaras caem. Muitas vezes Deus permite problemas em nossas vidas para nos humilharmos diante Dele e deixar todas as nossas capas e máscaras, para reconhecer que Ele é o nosso Rei.
“esteve deitado em terra”, ao se lançar em terra, Saul se humilhou diante de Deus de modo que as pessoas questionavam sobre ele dizendo: ‘o que? o rei Saul caído em terra?’ e não acreditavam no que viam.
Para vencer é preciso se humilhar como diz Lamentações 3.29 “põe a tua boca no pó, talvez ainda haja esperança”.
O QUE É PRECISO PARA DOBRAR OS SEUS JOELHOS?
Muitas pessoas esperam por lutas para dobrar seus joelhos diante de Deus, mas não faça isso pois a Bíblia diz que um dia “todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor” (Filipenses 2.10,11) então não espere, faça isso hoje.

VENHA COMO ESTÁS!

-CONCLUSÃO:
Como você tem buscado a Deus? Como tem vindo à casa do Senhor? Você tem buscado a Deus por amor como Davi? Para agradar aos outros como os servos de Saul? Ou por interesse como Saul?
A mensagem deste texto é que não importa como você veio e sim como você vai sair daqui hoje. E daqui para frente você virá de uma maneira diferente.
A Igreja é a Casa dos Profetas, seu lugar de refúgio nas horas difíceis. O Espírito de Deus está aqui e quer entrar em sua vida fazendo você profetizar. Todas as pessoa que entrarem nesta igreja sairão diferentes

AS TRÊS PINTURAS DE DEUS

TEMA
AS TRÊS PINTURAS DE DEUS
 Colosseneses 1.15-23

Deus é criativo. Por isso o ser humano, criado à sua imagem e semelhança, herdou esta capacidade de fazer artes. Toda capacidade vem de Deus:“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes” (Tiago 1.17).

-Ilustração: Lembro-me de uma linda história de um homem muito rico, colecionador de obras de arte que perdeu seu filho querido e depois de algum tempo também faleceu deixando uma grande fortuna sem herdeiros. Tudo que tinha foi a leilão e centenas de pessoas queriam adquirir as obras de arte de sua coleção. Quando o leilão começou, o leiloeiro anunciou que o primeiro quadro a ser vendido serio ‘o filho’, uma pintura feita pelo filho único do milionário. Ninguém se interessou pelo quadro e queriam que o leilão prosseguisse. Mas um empregado da casa viu aquilo e ofereceu o que tinha para ter o quadro como lembrança da família. Foi então que o leiloeiro chamou o advogado que leu o testamento que dizia que quem se interessasse pelo filho teria a fortuna do pai. E o empregado ficou com todo o restante da herança.
Deus entregou seu Filho Unigênito para nos salvar e muitas vezes só queremos o que Ele tem para nos dar e desprezamos seu Filho amado interessados somente em suas riquezas.

VOCÊ CONHECE AS TRÊS PINTURAS DE DEUS?

Vamos comparar as maiores obras criadas por Deus como se fossem pinturas:

1ª pintura- NATUREZAv.16
A natureza foi criada por Deus com riqueza de detalhes e perfeição absoluta. Enquanto criava todas as coisas, Deus parava e contemplava e via “que era bom”(Gênesis 1.10, 12, 18, 21, 25, 31).
Salmo 19.1 diz que “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.”
Muitos pintores pintam a natureza copiando a criação de Deus, mas somente o Criador pode dar vida ao que faz.
Você tem contemplado a criação de Deus?
Pare e contemple tudo o que Deus criou como prova de seu amor para você!
                              
2ª pintura- HUMANIDADEv.21
Deus criou o ser humano feito de barro moldado com suas próprias mãos às Sua imagem e semelhança e deu vida ao soprar em suas narinas o fôlego da vida (Gênesis 2.7).
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.27).
Uma das maiores dificuldades para um artista é fazer uma pintura ou escultura de si mesmo. Deus mostrou que é capaz depois de criar tamanha diversidade na natureza ainda quis fazer um ser que lhe fosse semelhante.
Muitos pintores conseguem fazer pinturas quase reais de pessoas como se fosse uma fotografia. Mas a vida somente Deus pode dar.
O diabo tem lançado muitas mentiras para as pessoas não se amarem rejeitando e mutilando seus próprios corpos, mas a Palavra de Deus diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo (I Coríntios 6.19).
Você sabia que seu corpo foi criado por Deus e o Espírito Santo?
Você foi criado por Deus, seu corpo é templo do Espírito Santo!

3ª pintura- JESUSv.19
O nascimento, batismo, milagres, morte e ressurreição de Jesus foram desenhadas por Deus antes de tudo acontecer. Aquelas três horas na cruz do calvário mudaram a história em a.C. e d.C.[antes e depois de Cristo].
Muitos pintores também pintam Jesus de maneiras diferentes. Jesus é o Filho Unigênito do Pai (João 3.16), ou seja, não tem ninguém mais de sua espécie, por que Ele é único totalmente humano e totalmente Divino.
Embora ninguém tenha visto a Deus (João 1.18), Jesus revela sua presença e seu rosto precisa ser gravado em nossa mente e coração.
Você tem Jesus gravado em seu coração?
Deixe Jesus marcar seu coração!

DEIXE DEUS PINTAR SUA HISTÓRIA!!!

-CONCLUSÃO:
Deus é o grande artista do universo!
A natureza é a moldura que Deus escolheu para pintar o ser humano e o coração humano a moldura para pintar Jesus.
Ainda falta uma cena a ser pintada. Será a volta de Jesus. Toda a criação, você, eu e“todo olho verá” (Apocalipse 1.7), mas gostaria de ver seu rosto estampado lá com alegria ao ver o brilho da Glória do Senhor Jesus.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

RESTITUIÇÃO DA FAMÍLIA

TEMA
O DEUS QUE RESTITUI A FAMÍLIA

I Samuel 30.1-10 e 18-20

A cada dia somos surpreendidos por um novo desafio ou problemas, mas existem ocasiões em que não temos forças nem para reagir.
É nas reações que estão o perigo de errar. Às vezes não erramos de forma planejada e sim espontânea quando não temos tempo de pensar com a cabeça quente.
Davi foi pego de surpresa por um inimigo que não
esperava e lutou com quem mais amava. Sua família foi raptada e teve que lutar para restituir.
Como a família de Davi, muitos pais hoje têm seus filhos levados pelos vícios, prostituição, violência e outros males. As famílias estão sendo assaltadas a cada dia com perigos e é preciso proteger nossa casa não somente contra ladrões, mas também espiritual e emocionalmente.

COMO RESTITUIR MINHA FAMÍLIA?

Vamos compreender a situação que Davi enfrentou para restituir sua família:

I - Chore na presença de Deus: v.4:
"ergueram a vos e choraram, até não ter mais forças pra chorar"
Davi sabia tirar tempo com Deus e trabalhar primeiro suas emoções para depois lutar contra inimigos externos, por isso era sempre vencedor.
A palavra de Deus garante: "Bem aventurados os que choram porque serão consolados"(Mateus 5.4e "os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão" (Salmo 126.4). Se tiver que ter uma reação chore antes pra desabafar. O choro lava a alma.
Não é errado chorar, pois até Jesus chorou (João 11.35) e não teve vergonha disso.
Quando você estiver triste por alguém de sua família, chore na presença de Deus que promete que “lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 7.17) e que “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30.5). Suas lágrimas regarão sementes e seus frutos brotarão (Salmos 126.6).
Você tem chorado na presença de Deus em oração?
Chorar na presença de Deus nunca é em vão!
                        
II - Compreenda as pessoas: v.5b:
"o povo falava em apedrejá-lo,
porque todos estavam em amargura"
Muitas vezes as pessoas nos tratam mal porque estão
amarguradas e não sabem demonstrar carinho ou amor.
Precisamos compreender isso.
O povo de Deus no deserto, quando ficou sem água e com sede, pensou mal de Moisés e falaram contra ele porque estavam desesperados (Êxodo 17).
Passe a compreender melhor seus familiares, seu modo de agir e pensar para mudar não somente a vida do outro, mas a sua vida também. Quem sabe você também precisa mudar?
Jesus disse que os mansos herdarão a terra (Mateus 5.5) para nos ensinar que com rigidez e inflexibilidade não se chega a lugar algum.
Você está disposto a mudar para restaurar sua família?
A maneira como olhamos as pessoas muda a forma que somos vistos por elas!

III - Reanime-se em Deus: v. 5c:
"Davi muito se angustiou ...
porém Davi se reanimou no Senhor seu Deus"
Não adianta ficar apenas chorando e tentando compreender as pessoas. Precisamos nos levantar e agir. Em momentos de tristeza, só Deus pode nos ajudar a continuar a vida em família.
Talvez você não consegue ânimo em ninguém “pois vão é o socorro do homem” (Salmos 108.12), mas busque ânimo no Senhor por que Ele te fortalece (Filipenses 4.13) e “alegria do Senhor é a nossa força”(Neemias 8.10).
Davi escreveu o Salmo 46 que fala que Deus nos fortalece.
Em quem você tem buscado ânimo para restaurar sua família?
Busque se fortalecer no Senhor!

IV - Consulte ao Senhor: v.8:
"consultou Davi ao Senhor"
Antes de tudo precisamos orar a Deus buscando sua
confirmação para as decisões. Deus aprovou, por isso Davi foi. Ele sabia que se Deus dissesse não, perderia seu tempo, mas com a bênção do Senhor tinha a vitória garantida.
Não faça nada antes de orar. Se você sentir que Deus está na frente,  prossiga, mas se tiver dúvida pare imediatamente e espere uma confirmação do Senhor.
Primeiro devemos “agradar do Senhor” e depois “Ele satisfará os desejos do nosso coração” (Salmos 37.5). Tome cuidado para não estar saindo à frente de Deus. Seria errado primeiro tomar as decisões e depois exigir que Deus abençoe como está.
Você tem consultado a Deus em oração antes de tomar suas decisões?
Antes de tudo que fizer ore a Deus pedindo direção!

V - Lute como puder: v. 10:
"duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados atravessar o ribeiro'
Alguns companheiros de luta de Davi não agüentaram a caminhada de tão difícil que estavam. Davi não se importou e reconheceu o esforço deles.
Na família não podemos esforçar as pessoas a uma caminhada que não agüentam e precisamos também nos esforçar como Jesus disse “Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Mateus 5.41).
Cada pessoa tem um ritmo e uma força diferente. É necessário respeitar os limites do próximo.
Deus renova as nossas forças (Isaías 40.29), mas não
podemos obrigar as pessoas a lutar se não podem.
Se esforce o máximo que puder para o melhor de sua família e se estiver cansado pare um pouco e descanse. Até Jesus em situações de crise, parava e se retirava para renovar suas forças para depois continuar (João 6.15).
Mas parar um pouco e descansar não pode ser desculpa para relaxamento por que “o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mateus 11.12).
O Senhor te chama e te diz: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1.9).
Você tem se esforçado para salvar sua família?
Esforce-se um pouco mais, você conseguirá vencer!

DEUS RESTITUI AS FAMÍLIAS!!


-CONCLUSÃO: v.18-20:
"Davi salvou tudo ... e ninguém lhe
faltou,desde o menor até o maior"
Davi conseguiu restituir toda a sua família sem exceção alguma.
Não deixe sua família ser destruída. Não se conforme em perder nenhum de seus familiares por que Jesus quer que você seja salvo com “toda sua casa” (Atos 16.31). Então  lute para preservar sua família e salvar todos.
Para restituir sua família, chore na presença do Senhor em oração, aprenda a compreender as limitações das pessoas, reanime-se em Deus sempre, consulte a Deus em  oração antes de qualquer atitude e lute enquanto puder se esforçando para vencer.
Deus restitui completamente, não em parte (Filipenses 1.6) sua família. Deus não faz nada pela metade. Receba a vitória completa! 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

RESTITUIÇÃO DOS SONHOS

TEMA
RESTITUIÇÃO DOS SONHOS
João 11.35-46

Certa vez ouvi alguém dizer: ‘um homem sem sonhos é um homem morto’ e acreditei. Pela falta de expectativas na vida, pessoas apenas existem e não vivem plenamente. Por isso Jesus nos dá vida abundante (João 10.10) restaurando nossas emoções, planos e sonhos para o futuro.
Quando Lázaro morreu, os sonhos daquela família pareciam ter morrido. Ninguém entendia como Jesus que era amigo de Lázaro podia ter permitido sua morte (v.37). Maria e Marta acharam que Jesus tinha se atrasado (v. 21 e 32), mas Jesus nunca se atrasa. Os próprios discípulos não entenderam o propósito de Deus para Lázaro achando que estava dormindo (v.13). Mas Jesus tinha em mente claramente que aquela situação seria para glorificar a Deus (v.4).
Há momentos em que pensamos que nossos sonhos foram sepultados, mas Jesus é nosso amigo e quer ressuscitar sua vida. Se os sonhos humanos morrerem, os sonhos de Deus jamais podem morrer.
VOCÊ TEM ALGUM SONHO SEPULTADO?
Vamos refletir nas ordens que Jesus deu ao chegar ao túmulo de Lázaro para entender como Deus ressuscita nossos sonhos:


1- Tirai a pedrav.39
Naquele tempo as sepulturas eram como cavernas onde se colocavam o morto sobre uma base de pedra como uma cama e na porta uma grande pedra.
A pedra representa os obstáculos que colocamos à frente de nossos sonhos. São impedimentos que parecem que não podem ser removidos.
Quando Jesus mandou tirar a Pedra, Marta colocou um porém: “Senhor, já cheira mal,por que é de quatro dias” (v.39) e Jesus respondeu: “ Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” (João 11.40). Não devemos colocar ‘mas’, ‘porém’ ou ‘se’ para Deus. Uma ordem de Jesus não deve ser questionada e sim obedecida. Naquele momento Jesus orou em voz alta pra que as pessoas pudessem crer que foi enviado por Deus (v.41).
A pedra muitas vezes é a incredulidade. Não diga que já faz muito tempo, que seu sonho ‘já cheira mal’ ou que há um obstáculo intransponível para ver realizar seu desejo. Basta crer para ver a glória de Deus.
Jesus poderia ter mandado a pedra se mover, ou que anjos viessem tirá-la, mas não fez isso por que precisava que as pessoas ali presentes exercessem obediência a Ele.
Qual é a pedra que está te impedindo de ver seu sonho?
Jesus manda tirar toda pedra que impede a realização de seus sonhos!
                        
2- Vem para forav.43
Depois da pedra removida, Jesus chamou Lázaro pelo nome, normalmente como se tivesse vivo. Imagino uma voz bem forte de Jesus dizendo: “Lázaro vem para fora!”. Ele não teve opção e na mesma hora se levantou. Jesus já tinha dito que quando os mortos ouvirem sua voz terão que se levantar (João 5.25).
A sepultura pode simbolizar a depressão, a solidão, auto compaixão ou tristezas que a pessoa guarda em seu íntimo.
Vir para fora significa sair de nossas prisões onde nos escondemos da realidade. Muitas pessoas quando perdem a expectativa de vida, entram numa caverna onde ficam presos com medo de se mostrarem para as pessoas. Por isso Jesus chama para vir para fora, Ele é a porta (João 10.9). Quando você pensa que sua situação não tem saída, ouça Jesus te chamando ‘vem para fora’, ou seja, tem saída sim. Ouça a voz de Jesus que Ele te dará uma saída.
O que tem te impedido de vir para fora e sair do mundo que te prende para a presença de Deus que te liberta?
Venha para a presença de Deus, saia deste mundo!

3- Desatai-ov.44
A pedra já tinha sido removida, Lázaro já tinha vindo para fora do túmulo, mas ainda havia um problema que eram as ataduras. Lázaro estava todo amarrado e enfaixado com panos e não podia ainda ver Jesus, falar e andar livremente. Agora precisava ser livre destas ataduras.
Quando a pedra é removida podemos ver a saída para a solução de nossos problemas. Quando ouvimos a voz de Jesus nos chamando, podemos ser livres. Mas também precisamos tirar tudo que nos amarra e nos impede de ser livres.
As ataduras podem representar o pecado que amarra e prende o ser humano. Podem ser vícios, vaidades, orgulho, incredulidade, o temperamento difícil ou alguma situação que prende a pessoa para não servir a Deus.
Nossos pés precisam ser livres para andar na presença de Deus. Nossas mãos devem ser soltas para fazer o bem. Nossos lábios desimpedidos para anunciar o evangelho e proclamar louvores ao Senhor. Nossos ouvidos destampados para ouvir a Palavra de Deus que nos faz ter fé. E nossos olhos abertos para ver nosso próximo e entender a vontade de Deus.
A falta de conhecimento da verdade prende a pessoa nas trevas, mas a verdade de Jesus liberta (João 8.32).
Quais têm sido as ataduras que prendem você?
Livre-se de tudo que te prende de servir a Deus!

JESUS QUER RESCUCITAR SEU SONHO!!!

Quando você pensar que seus sonhos já estão sepultados, lembre-se que Jesus te ama muito e é seu amigo. Jesus te chama pelo seu nome, manda tirar as pedras que te impedem de realizar seus sonhos. Ouça a voz de Jesus te chamando para fora da sepultura e te mandando tirar todas ataduras de sua vida para te libertar completamente.
Jesus é o amigo que você pode contar seus sonhos sem medo de não ser compreendido. Não pense que Jesus está demorando ou atrasado por que na hora certa Ele virá para te mostrar a glória de Deus. Tudo que acontece na vida de um amigo de Jesus não é por acaso, mas por providência de Deus preparando a cena para um milagre.
Nunca desista de seus sonhos por que Jesus não desistiu de você!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ENTENDENDO O CHAMADO

TEMA
ENTENDENDO O CHAMADO

Jeremias 1.1-10
Já teve a sensação de chamar alguém e a pessoa não responder, ou de ouvir alguém chamando e não saber quem é ou de onde é?
Assim Deus se sente quando não ouvimos o Seu chamado. Às vezes até ouvimos e não entendemos.
Você crê que Deus tem um chamado para você?

COMO POSSO SABER O CHAMADO DE DEUS PARA MIM?

1- Deus considera a nossa história de vida; v.1-3
Ele entra em nossa vida e muda tudo, transformando a nossa história e daqueles que nos cercam.

2- Tudo começa quando ouvimos a voz de Deus; v.4
Se você ouve a voz de Deus, você é alguém chamado por Ele, mesmo que não entenda bem isso ainda.

3- Somos marcados por Deus e escolhidos pó Ele; v.5
É algo maior do que nós, está em nossa vida marcado.

4- Deus supera nossas limitações; v.6-7
Não importa nossas dificuldades, precisamos parar de olhar para Elas e confiar em Deus. Se Ele vê o potencial em nós nem nós mesmos podemos negar.

5- Não há o que temer; v.8
Com Cristo tudo é guiado por Ele. Como os discípulos que foram chamados para entrar no barco.

6- Deus nos capacita; v.9
Ele nos toca, coloca as palavras certas (Marcos 13.11).

7- É preciso coragem para lutar; v.10
Vencendo todo o mal e construindo o bem. Não é fácil, é difícil, mas é o melhor.

-CONCLUSÃO: João 15.16
Aceite o propósito de Deus para sua vida e viva o chamado que Ele tem pra você. A conseqüência é que você será muito feliz.

domingo, 17 de julho de 2011

PÕE A TUA CASA EM ORDEM

TEMA
FAMÍLIA

II Reis 20.1-11

Você já imaginou uma casa de cabeça para baixo? Vivemos em tempos que a família perdeu sua referência de ser um lar. Tudo ficou ao contrário. As pessoas não gostam de ficar em casa. O casamento tem sido desvirtuado. A maternidade foi desvalorizada. Poucos sabem o que é uma família no sentido patriarcal com pai, mãe e filhos.
Qual seria o modelo de família de acordo com a vontade de Deus? O Senhor criou um homem e uma mulher, Adão e Eva, e lhes ordenou “E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.” (Gênesis 1.28).
O rei Ezequias recebeu esta ordem do Senhor por meio do profeta Isaías para colocar em ordem sua casa. Talvez este colocar em ordem poderia significar pagar as contas, nomear um sucessor para o trono, dividir a herança, pedir perdão alguém que tenha ofendido ou diversas outras coisas. Mas na hora que o rei Ezequias ouviu esta notícia do profeta ele não pensou em nada disso, mas virou-se para a parede e orou humildemente ao Senhor. Ele entendeu que precisava colocar sua vida em ordem espiritualmente.
COMO ORGANIZAR MINHA CASA?


Baseado na experiência de Ezequias no v.3 onde faz a pequena oração “Lembra-te SENHOR, peço-Te...” regada de lágrimas. Será que Deus se lembraria o que você tem feito em sua casa? Vamos refletir sobre como colocar nossa casa em ordem:

1ª ordem – VIDA ESPIRITUAL: v.3a “andei diante de Ti com fidelidade”
Ezequias pediu a Deus para se lembrar de que ele andou diante de Deus com fidelidade. Ele era fiel a Deus em sua casa. Dedicou sua vida à oração. Sua vida espiritual estava em ordem. Ele foi humilde virando-se para a parede para ter um momento a sós com Deus.
A vida espiritual norteia tudo em nossa vida. Se a família é uma prioridade então precisamos orar em família. A casa é um lugar de descansar, comer e fazer suas coisas pessoais, mas deve também ser um lugar de oração. Não podemos dedicar os melhores lugares da casa para a Tv, para a comida ou lazer e não ter um lugar ou um momento de oração e leitura da Bíblia.
Se Deus for se lembrar do que você faz em casa, Ele vai lembrar o quê?
Você tem lido sua Bíblia e orado na sua casa?
Coloque sua vida espiritual em ordem!
                        
2ª ordem - RELACIONAMENTOS: v.3b “com inteireza de coração”
Ezequias pediu ao Senhor para se lembrar também de que ele tinha um coração ‘inteiro’. Isso significa que seu coração não era dividido. Ele era íntegro para com Deus e para com as pessoas principalmente de sua família.
A Bíblia diz “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13) e “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12.30). Precisamos amar a Deus e ao próximo de todo o coração.
Ter um coração inteiro significa não ser fingido, sem divisão. Por isso Tiago nos ensina a limpar nossas mãos e o coração “Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tiago 4.8).
Nossos relacionamentos mostram se amamos ao nosso próximo. Em casa é onde ficamos à vontade e mostramos quem realmente somos. Quem é você dentro das quatro paredes? Você tem amado seu próximo mais próximo? Seu coração está inteiro ou dividido? Para saber isso basta analisar as discussões, brigas e momentos de raiva. Se você tem falado palavras duras com quem você deveria amar lembre-se de que “a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12.34b). Para colocar os relacionamentos e o coração em ordem basta perdoar quem te ofendeu e exercitar mais o amor.
Você tem amado sua família de todo o coração?
Coloque seus relacionamentos em ordem!

3ª ordem - ATITUDES: v.3c “fiz o que era reto aos teus olhos”
As atitudes mostram quem realmente somos.
Ezequias era um homem que tinha ações que glorificavam a Deus. O templo estava fechado e a primeira coisa que fez quando se tornou rei foi mandar abrir o Templo de Deus (II Crônicas 29.3) e restabeleceu o culto ao Senhor (II Crônicas 29.20-36), celebrou a páscoa que a muitos anos estava esquecida (II Crônicas 30), ordenou a coleta de dízimo e ofertas para a casa de Deus e para o sustento dos sacerdotes e levitas (II Crônicas 31.2-21). Além disso, quando enfrentava os inimigos como Senaqueribe rei da Assíria, antes de tudo orava ao Senhor (II Reis 19.14-19).
Como Ezequias mesmo disse em sua oração, suas atitudes eram retas ‘aos olhos do Senhor’ e não fazia apenas o que era certo aos seus próprios olhos. Ele obedecia a vontade de Deus.
Muitas vezes somos assim, fazemos o que queremos e achamos correto, mas precisamos aprender a ter atitudes que sejam de acordo com a vontade do Senhor por que “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15.3).
Às vezes a família está fora de ordem. Ninguém sabe quem é quem. é preciso definir os papéis. Muitas famílias são dividias por que cada um quer fazer sua própria vontade, os filhos ora desobedecem ao pai, outra hora à mãe e depois não obedece nenhum dos dois. É preciso haver união, pois um reino dividido não subsiste (Marcos 3.24) e não podemos servir a dois senhores (Lucas 16.13). Por isso o pai e a mãe devem entrar em acordo para não dividir os filhos confundindo-os. Para isso é preciso ter atitudes que sejam de acordo com a vontade do Senhor e não nossa.
Quando todos querem o que Deus manda, há união. Mas se cada um buscar seu próprio interesse há divisão.
Quais são as atitudes que você tem tido em sua casa?
Você tem feito sua própria vontade ou o que é “reto aos olhos do Senhor”?
Coloque suas atitudes em ordem com a vontade de Deus!

COLOQUE SUA VIDA FAMILIAR EM ORDEM!!

Quando colocamos nossa casa em ordem, mesmo que enfrentemos problemas como Ezequias que ficou doente e recebeu a triste notícia de que iria morrer, Deus manda seu profeta voltar e reverter a situação.
O Senhor disse para Ezequias: “Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do SENHOR” (v.5). Por isso Ezequias ainda viveu mais 15 anos livrando-o de seus inimigos (v.6) e Deus mandou o sol andar para trás 10 minutos com um sinal (v.11).
Quando colocamos nossa casa em ordem para com Deus, o Senhor nos ouve, vê nossas lágrimas, cura, dá vida em abundância e faz o impossível por nossas vidas.
Coloque em ordem:
sua vida espiritual
seus relacionamentos
suas atitudes

Deus move os céus e a terra para nos abençoar.
Quando você carrega uma Bíblia,
Satanás fica com dor de cabeça...
Quando você abre a Bíblia, ele desmorona...
Quando ele vê você lendo a Bíblia, ele desmaia...
Quando ele vê você vivendo o que você lê, ele foge...