DE QUE JEITO DEUS ME AMA?
-Tema: O AMOR
João 13.1-11
-Introdução: Jesus como pessoa Divina manifestou o amor em todos os seus atos e palavras, por que “Deus é amor” (I João 4.8). Lembro-me de uma série de cartões com um casal desenhado e com frases dizendo: ‘amar é..’. Contudo eram frase vazias e sem sentido. Hoje sei que o amor é Deus e que só é possível amar através de Deus. Amar é ter Jesus no coração.
Hoje fala-se muito de amor em histórias, filmes, novelas e canções românticas, mas um amor carnal e interesseiro, cheio de problemas que não lhe são peculiares. A bíblia diferencia as palavras para o Amor de Deus como ÁGAPE, um Amor caridoso, que sacrifica seus interesses e se doa totalmente. O amor de família e amizade como FILEO, um amor que se identifica pelos laços do companheirismo. E o amor de homem para mulher como ÉROS, o amor erótico e sexual.
Em qualquer destes sentidos de amor, percebe-se que para as pessoas o amor é um conto que tem início, meio e fim. Mas a Bíblia diz que Jesus “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (João 13.1). O Amor que vem de Deus não tem fim, é INFINITO, capaz de amar até as últimas conseqüências.
Um verdadeiro cristão conhece o Amor de Deus e vive este Amor seja para com o próximo, os amigos e com o cônjuge.
Como é o amor de Deus?
Vejamos o exemplo de Jesus ao amar seus discípulos e vamos comparar este Amor infinito comparando com três talheres para ilustrar:
1- O Amor é como uma COLHER: v.2-5
Comparo o Amor com uma colher por que a colher ajunta, apanha em maior quantidade. O Amor verdadeiro não tem medidas, ele sempre ajunta, abraça e abrange a todos. O verdadeiro Amor AJUNTA.
“O Amor é paciente, é benigno; o Amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece” I Coríntios 13.4
Jesus foi paciente, foi benigno, bom, não tinha ciúmes de um ou de outro, não se vangloriava de seus feitos (ufanar), nem foi soberbo. O Mestre acolhia seus discípulos com Amor.
Jesus reuniu seus discípulos, ajuntou pessoas diferentes, não excluiu o Judas (v.2) que já estava ali mal intencionado. Manifestou seu Amor incondicionalmente. Não colocou acima de seus amigos, mas se ajoelhou e lavou os seus pés para servir.
Se você ama alguém, deve procurar esta pessoa, ajuntar-se a ela. Se você conhece alguém que não se preocupa com você nem te acompanha ou te exclui em alguns momentos esta pessoa não te ama verdadeiramente por que o Amor não exclui e sim inclui.
Você tem ajuntado as pessoas para manifestar o Amor de Deus incondicionalmente?
O Amor de Deus deve ser compartilhado!
2- O Amor é como uma FACA: v.6-8
Podemos comparar o Amor com uma faca por que a faca tem a função de SEPARAR. Mas esta é uma função incômoda, pois é doloroso ser cortado, mas o verdadeiro Amor separa o que é ruim e lança fora como medo, por exemplo, “o perfeito Amor lança fora todo o medo” (I João 4.18).
O Amor “não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” I Coríntios 13.5,6
Jesus não se conduzia inconvenientemente, era educado, não procurava seus interesses, não se irritava (exaspera), não se ressentia do mal, aceitando Judas mesmo sabendo que era um traidor, Pedro mesmo sabendo que o negaria. Jesus não se alegrava com a injustiça, não aceitava coisas erradas como fez quando expulsou os vendedores do templo (João 2.13-22).
Jesus ajuntava seus discípulos com Amor, as estava disposto a cortar tudo o que não fosse bom em suas vidas. Ao lavar os pés de Pedro, este resistiu e Jesus lhe deixou claro “se eu não te lavar, não tens parte comigo” (v.8). Isso é interessante para mostrar que o Amor verdadeiro, não aceita tudo e é disposto a cortar o mal pela raiz.
Se você conhece alguém que te incomoda com a verdade, fica te corrigindo, saiba que esta pessoa te ama. Se você tem alguém que precisa ser corrigido, não se cale, fale “a verdade em Amor” (Efésios 4.15) do Amor a esta pessoa com um “pai que disciplina seu filho a quem ama” (Hebreus 12.7).
Você tem cortado o erro das pessoas que ama?
O verdadeiro Amor recusa tudo que é mal!
3- O Amor é como um GARFO: v.9-11
A função do garfo é firmar, segurar, prender. Assim também o Amor deve FIRMAR nossas vidas. O verdadeiro Amor não tem dúvidas, pois é firme e confiante.
A Bíblia também diz que o Amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor jamais acaba” I Coríntios 13.7,8ª. Isso é firmeza!
O Amor de Jesus era firme e capaz de sofrer tudo até a cruz, esperou seus discípulos orarem com ele e nos espera que o aceitemos, suportou a dor da cruz, é um Amor que não tem fim por que jamais acabará.
Jesus provocava esta firmeza em seus discípulos. Após dar aquela ‘cortada’ em Pedro, este se firmou dizendo “Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça”(v.9). Esta foi uma posição firme e confiante.
O Amor de Deus em você e pelas pessoas precisa produzir esta firmeza em sua vida. Uma confiança inabalável e forte. Se você conhece alguém que diz amar, mas vive vacilando, saiba que este não é o verdadeiro Amor de Deus.
Você sente firmeza em seu Amor pelas pessoas?
Deus quer que amemos com firmeza!
O verdadeiro amor, junta corta e firma.
-CONCLUSÃO:
Talvez você já tenha sido AJUNTADO por alguém sem entender por que. Isso é o Amor Divino.
Ás vezes você é CORTADO por alguém em seus erros e não sabia que esta pessoa te ama e te ensina o melhor.
Quando estamos perto de alguém que nos dá FIRMEZA e confiança é por que amamos e somos amados verdadeiramente com o Amor de Deus através desta vida.
Ame as pessoas não com seu Amor próprio e sim com o Verdadeiro Amor de Deus, que infinito, capaz de ajuntar mesmo quem não merece, cortar o que não é bom e te firmar na verdade.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
terça-feira, 20 de setembro de 2011
SER GRATO OU SER INGRATO?
VOCÊ TEM SIDO GRATO À DEUS?
Lucas 17.11-19
-Introdução: Como é doloso ser tratado com ingratidão por pessoas que amamos! Uma pessoa ingrata nunca se satisfaz, sempre quer mais. A natureza humana é ingrata desde o jardim do Éden quando não agradeceram pelas milhares de frutas que podiam comer e só quiseram aquele fruto proibido (Gênesis 3.1-8).
Jesus fez tudo por nós e também enfrentou a ingratidão. Certa vez mandou os leprosos ir se apresentar ao sacerdote para cumprir o mandamento da lei (v. 14 = Levítico 14.1-32) e “indo” (v.14) enquanto iam, foram curados por Deus. Contudo apenas um voltou “dando glória a Deus em voz alta” (v.15).
Qual a diferença entre os 9 leprosos ingratos e o único leproso grato? Qual a diferença de uma pessoa que tem gratidão para uma pessoa ingrata? A diferença é que os nove leprosos ingratos foram seguir sua vida e não votaram para a agradecer, também não receberam nenhuma bênção mais, somente aquela cura. Já o leproso grato, voltou e Jesus lhe disse: “levanta-te e vai, a tua fé te salvou”, ou seja, recebeu além da cura, a salvação. Quando somos gratos, Deus sempre tem mais para nos dar.
VOCÊ TEM SIDO GRATO À DEUS?
Vamos ver algumas características da gratidão e da ingratidão:
1- Gratidão é VER e ingratidão é CEGA: v.17
A primeira característica da ingratidão é a cegueira, pois a pessoa ingrata não consegue perceber o que recebe de bom e só vê o que é ruim. Pode receber um grande benefício e não enxergar, mas vê um pequeno defeitinho. Como se eu ganhasse um carro novo e só reparasse em um arranhão que tivesse. Uma pessoa grata percebe qualquer gesto, mesmo um bom dia e por isso agradece.
Os nove leprosos ingratos, não olharam para Jesus, nem O viram, só queriam ser curados. O único leproso grato olhou para Jesus, viu suas chagas antes e depois que foi curado, por isso tinha gratidão.
Você tem visto as coisas boas que as pessoas fazem ou somente as coisas ruins?
Olhe e veja coisas boas acontecendo ao seu redor!
2- Gratidão é LEMBRAR e ingratidão é ESQUECER: v.15
Outra característica da ingratidão é o esquecimento. Talvez os nove leprosos ingratos tenham se esquecido do rosto de Jesus dizendo que não se lembravam mais quem os curou, ou se esqueceram do lugar que Jesus estava, mas o fato é que se esqueceram. Às vezes se esqueceram até que eram leprosos. Para o único leproso grato, o rosto de Jesus era inesquecível e procurou saber onde Jesus estava para agradecer.
A pessoa ingrata não se lembra do que lhe foi feito mesmo que tenha sido a um segundo. Sua mente é bloqueada para não lembrar o que recebe de bom, mas o que acontece de ruim se lembra todos os dias mesmo que tenham se passado anos. A mente da pessoa ingrata não consegue se lembrar por que está sempre ocupada pesando em si mesmo e só quer mais. Já a pessoa grata se lembra mesmo que a própria pessoa que o ajudou se esqueça do bem que fez.
Você se lembra de algo de bom que alguém tenha lhe feito, mesmo que seja pouco?
Procure se lembrar de algum fato para agradecer!
3- Gratidão é FALAR e ingratidão é CALAR: v.15
O ingrato se cala diante do que recebe de bom, mas abre a boca bem alta para pedir e muito mais para reclamar se faltar alguma coisa. A pessoa grata não fica em silêncio, mas diz ‘muito obrigado’ por qualquer coisa que recebe.
Os nove leprosos ingratos chegaram gritando pedindo para ser curados (v.13), mas depois não falaram nada. O único leproso grato voltou “dando glória a Deus em voz alta” (v.15).
Não adianta apenas lembrar o que recebeu de bom, é preciso também expressar para que a pessoa saiba.
Você tem falado palavras de gratidão ou tem se calado?
Expresse seu agradecimento em palavras!
EXERCITE A GRATIDÃO
-CONCLUSÃO:
Precisamos lutar contra nossa natureza carnal e ingrata. Para isso podemos guardar as palavras deste sermão e exercitar estas três ações:
Gratidão = VER + LEMBRAR + FALAR
Ingratidão = cega + esquecida = muda.
Não seja cego, esquecido e mudo.
Veja, lembre e fale agradecendo a todos por tudo.
Ore a Deus para que mude seu olhar, sua mentalidade e seu falar e depois que coloque o capacete da salvação [Efésios 6.17] para proteger sua cabeça te mantendo puro.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
ULTIMA PARTE DO ESTUDO SOBRE QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
Ultima Parte do Estudo Sobre quem é o espírito Santo
1.2 – A Aseidade do Espírito Santo
A Aseidade e Existência do Espírito Santo
A
palavra Aseidade vem do latim asseitatis, e serve para designar o atributo
divino, segundo o qual Deus existe por si próprio. Assim como o Pai e o Filho,
o Espírito Santo é Auto Existente, ou seja, não depende de nada fora de si para
existir; é um ser incausado; “não teve princípio de dias, nem fim de
existências”
Hebreus 7.3
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de
vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para
sempre.
De eternidade a
eternidade, o Espírito Santo é Deus. O escritor aos Hebreus apresenta o
consolador como o Espírito Eterno.
Hebreus 9.14
Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si
mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas,
para servirdes ao Deus vivo?
Ele
tem existência própria mas isto não significa que Ele esteja separado da
trindade. O Pai, o Filho e o próprio Espírito Santo, embora distintos como
pessoas constituem a mesma essência indivisível e eterna da trindade.
Atributos Incomunicáveis do Espírito Santo
O
Espírito Santo possui todos os atributos divinos. Em primeiro lugar Ele é
imutável. Sua essência e caráter não podem ser mudados. A imutabilidade por
conseqüente, é um atributo que pertence exclusivamente a divindade santa.
Romanos 1.22-23
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do
Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e
de quadrúpedes, e de répteis.
Hebreus 1.11
Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa,
envelhecerão,
a) Onipresença – Ele está presente em todos os lugares ao mesmo
tempo. Não podemos fugir da sua presença.
Salmos 139.7
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Como é bom saber que podemos contar com sua
companhia todos os dias.
b) Onisciência – O Espírito Santo sabe tudo e tudo conhece.
Ele nos sonda e nos prova quanto as nossas intenções do coração.
1 Coríntios 2.10
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra
todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Ninguém
pode mentir para aquele que sabe toda a verdade, lembremos de Ananias e Safira.
Nada escapa ao conhecimento do Espírito
Santo, sua compreensão é infinita. Ele tudo sabe e nada ignora.
Salmos 139. 2.11.13
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu
pensamento.
Se disser: Decerto
que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Pois possuíste os
meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
c) Onipotência – Ele é Deus. Não há impossíveis para o
Espírito Santo. O homem é limitado mas o Consolador tudo pode fazer. Ele
sustenta todas as coisas.
Hebreus 1.3
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a
expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do
seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se
à destra da majestade nas alturas;
E o maior milagre que Ele opera no
homem é a regeneração.
João 3.3
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele
que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Assim como o Pai e o Filho,
o Espírito Santo é auto existente. Os seus atributos incomunicáveis confirmam a
sua divindade santa.
A Personalidade do
Espírito Santo
O Espírito Santo tem
Personalidade?
Você sabe o que é
personalidade?
Personalidade
é o conjunto de atributos de várias categorias que caracteriza uma pessoa. A
Bíblia mostra com simplicidade e clareza que o Espírito Santo é uma pessoa.
Ele
Ensina:
João 14.26
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome,
esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho
dito.
Ele Testifica:
João 15.26
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar,
aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
Ele Guia:
Romanos 8.14
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos
de Deus.
Ele Intercede por Nós:
Romanos 8.26
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque
não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede
por nós com gemidos inexprimíveis.
O Espírito Santo, possui qualidades
intelectivas. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito
penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus
De acordo com o dicionário bíblico em
grego, a palavra grega para penetrar significa “investigar profundamente”. Em 1
Coríntios 2.11, a palavra de Deus nos afirma que o Espírito Santo sabe os
pensamentos de Deus.
O Espírito Santo tem Emoções
Efésios 4.30
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para
o dia da redenção.
Sim,
o Espírito Santo se entristece com a desobediência consciente, crescente e
contínua do homem para com Deus.
Isaías 63.10
Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se
lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.
E a tristeza é, algo que somente uma
pessoa pode experimentar. Quando pecamos entristecemos o Consolador que em nós
habita, por isso, deixamos de lado o que possa entristecer o Espírito de Deus
que em nós habita.
Efésios 4.25-29
Por isso
deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos
membros uns dos outros.
Irai-vos,
e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis
lugar ao diabo.
Aquele
que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom,
para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia
da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a
edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
O Espírito Santo tem Vontade
1 Coríntios 12.11
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo
particularmente a cada um como quer.
O
texto mostra a vontade e soberania do Espírito Santo, segundo o dicionário
grego bíblico a palavra grega bouletar, é
traduzida por “querer”, refere-se a decisão proveniente da vontade, após
deliberação prévia, sendo caracterizado o exercício próprio de uma pessoa.
Conclusão sobre quem é o Espírito Santo
As ações do Espírito
Santo evidenciam que Ele é uma pessoa, a terceira da Santíssima Trindade. Por
isso, precisamos conhecer melhor o Espírito Santo, pela nossa total e contínua
rendição e comunhão com Ele para entendermos todas as suas manifestações.
Ele não é uma mero
símbolo ou energia celestial. É a terceira pessoa da santíssima trindade, Ele é
Deus. Como igreja de Cristo, é necessário mantermos a comunhão com o Espírito
Santo, que é o Espírito de santidade e de vida, a fim de preservar os ensinos e
os valores bíblicos que são os fundamentos da fé pentecostal.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
PRIMEIRA PARTE DO ESTUDO SOBRE O ESPÍRITO SANTO
PRIMEIRA PARTE DO ESTUDO SOBRE O ESPÍRITO SANTO
1.
Quem é o Espírito Santo?
2. Nomes e Símbolos do Espírito Santo
3. O que é o Batismo com o Espírito Santo?
4. Espírito Santo e a Obra de Deus
5. A Importância dos Dons Espirituais
6. Dons que Manifestam a Sabedoria de Deus, Através do
Espírito Santo
7.
Os dons do Espírito Santo
1-
Quem é o Espírito Santo?
O Espírito
Santo é a terceira pessoa da trindade santíssima e, à semelhança do Pai e do
Filho, sendo assim, o Espírito Santo é Deus.
Em João
14.16 nos dá a promessa de que o Senhor Jesus rogaria ao Pai, e Ele daria outro
consolador, para que ficasse sempre conosco.
Quando
falamos do Espírito Santo, lembramos muito do dia de Pentecostes, que foi o
derramamento sobre a Igreja Atos 2.2. Desde então, essa chama tem se mantido acesa
ao longo dos anos nos corações de muitos cristãos.
O Espírito
Santo, teve importante manifestação desde o inicio de toda história da
humanidade.
Vejamos a importância
do Espírito Santo ao longo da humanidade:
·
Na Criação.
Genesis 1.2
E a terra era sem
forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Genesis 1.26
E disse Deus: Façamos o homem à
nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e
sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o
réptil que se move sobre a terra.
·
Nos Patriarcas
Genesis 41.38-39
E disse Faraó a
seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber
tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
·
Nos Juízes
Juízes 3.10 / 6.34
E veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e julgou a Israel, e
saiu à peleja; e o SENHOR entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria;
contra o qual prevaleceu a sua mão.
Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o
qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.
Além de sua importância durante toda a história
de humanidade, da criação desenho vendo, ele aparece também como a promessa do
pai à igreja.
João 14. 16-17
E eu rogarei ao
Pai, e ele vos dará outro Consolador,
para que fique convosco para sempre;
O Espírito
de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece;
mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
O Espírito Santo e a promessa do
pai no Antigo Testamento sua manifestação.
Teve seu cumprimento no dia de Pentecostes em Atos 2.1-4.
Atos 2. 1-4
E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes,
estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como
de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam
assentados.
E foram vistas por eles línguas
repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios
do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito
Santo lhes concedia que falassem.
Nesta
Aula de N°1 iremos conhecer os principais pontos da doutrina bíblica do Espírito
Santo. Iremos estar aptos a explicar a anseidade do Espírito Santo. E prontos a saber que o Espírito
Santo, tem sua personalidade.
Ponto
principal
Espírito
Santo
Do Hebraico = Kuah Kadosh;
Do Grego = Hagios Pneumathos.
É a terceira pessoa da santíssima
trindade. É um ser dotado de personalidade, e vontade própria.
A
Doutrina do Espírito Santo
Nesta parte falaremos um pouco
sobre pneumatologia, que é o estudo sobre a Pessoa, Obra e Mistério do Espírito
Santo.
O termo surgiu de
pneuma (Grego quer dizer “ar”, “vento”, “espírito”), é um cognato do verbo pnéo,
“respirar”, “soprar”, “inspirar”.
Amados, infelizmente
no meio dos Teólogos do Brasil e pelo mundo à fora, existem muitos que são
modernistas e frios na fé, irreverentes que acabam desprezando o Espírito Santo.
Costumam até a afirmar com veemência que Ele é tão somente uma força ou poder
que vem de Deus. Nesta apostila nós iremos aprender que Ele é terceira pessoa
da trindade santíssima, e que Ele é Deus.
Ele é uma pessoa em
total plenitude, pois o Espírito Santo, nos ensina, guia, consola e fala.
João
14.26 / 16.13
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu
nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos
tenho dito.
Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em
toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver
ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Atos
21.11
E, vindo ter
conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos,
disse: Isto diz o Espírito Santo:
Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o
entregarão nas mãos dos gentios.
O
Espírito Santo como pessoa, chama a si mesmo como “Eu”.
Atos 10.19-20
E, pensando Pedro naquela
visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.
Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando;
porque eu os enviei.
A Pessoa e o Trabalho do Espírito Santo
Quem é a Pessoa do Espírito Santo?
O Espírito Santo é o agente da salvação.
O Espírito Santo é o agente da santificação.
O Espírito Santo nos reveste para o trabalho
na casa de Deus.
O Espírito Santo coloca os crentes no corpo
de Cristo, que é a Igreja.
Qual é o Trabalho do Espírito Santo?
Ele conhece, faz nascer de novo e habita no crente.
João 16.7-11
Todavia digo-vos a verdade, que
vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas,
quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da
justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis
mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está
julgado.
João 3.3-6
Jesus respondeu, e disse-lhe:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver
o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo
velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que
aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do
Espírito é espírito.
João 14.16-17
E eu rogarei ao Pai, e ele vos
dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber,
porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e
estará em vós.
Ele influencia, purifica e liberta
Romanos 8.8-11
Portanto, os que estão na carne
não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é
que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de
Cristo, esse tal não é dele.
E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto
por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou
a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também
vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
II Tessalonicenses 2.13-17
Mas devemos sempre dar graças a
Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o
princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;
Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para
alcançardes a glória de nosso SENHOR Jesus Cristo.
Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que
vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai,
que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa
palavra e obra.
Romanos 8.1-4
PORTANTO, agora nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne,
mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me
livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava
enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do
pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não
andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Ele capacita para o testemunho
Atos 1.8
Mas recebereis a virtude do
Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em
Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
João 1.32-33
E João testificou, dizendo: Eu
vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com
água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele
repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
Ele edifica, inspira para adoração e envia
Efésios 2.20-22
Edificados sobre o fundamento
dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da
esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo
santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada
de Deus em Espírito.
Filipenses 3.3
Porque a circuncisão somos nós,
que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não
confiamos na carne.
Atos 3.2-4
E era trazido um homem que
desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do
templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no
templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha
para nós.
Sendo desta forma, o Espírito Santo nos guia
para a revelação da verdade, se nós assim permitirmos. Quando temos o desejo de
dar frutos, então é necessário que Ele nos guie, porque Ele nos conduzirá até a
verdade. Se deixarmos o Espírito Santo ser o nosso consolador e guia, isso nos
ajudará quando estivermos passamos pelos momentos difíceis de toda a nossa
vida.
O Espírito Santo no Antigo Testamento
Como já havíamos
dito anteriormente, o Espírito Santo está presente em toda a Bíblia, tanto na
criação, no planejamento e na construção do universo.
Salmos 104.30
Envias o teu
Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.
A bíblia nos
declara que Ele atuou na criação do homem:
Jó 33.4
O Espírito de Deus me fez; e a
inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.
Além de ter agido
por intermédio dos Juízes, reis, sacerdotes, e profetas, Ele também guiou,
capacitou e inspirou os autores do Novo Testamento a registrar fielmente os
principais episódios do ministério de Jesus.
João 21.25
Há, porém, ainda muitas outras
coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem
ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem.
O Espírito Santo, se fez presente no nascimento e vida de
Jesus em Terra
Lucas 1.35
E, respondendo o anjo,
disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te
cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será
chamado Filho de Deus.
A atuação é tão marcante em Atos dos Apóstolos,
é tão marcante que o livro é conhecido como Atos do Espírito Santo.
O Espírito Santo nos
dias atuais
Vindo o dia de Pentecostes, o derramamento do
Espírito Santo sobre a igreja em Atos 2.2. Enchendo a todos os cristãos e batizando
a eles de uma forma tremenda, tal como a promessa do senhor em:
Lucas 24.49
E eis que sobre vós envio a
promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto
sejais revestidos de poder.
Após o
Pentecostes, os discípulos passaram a pregar e a evangelizar com mais vigor e
mais eficácia, alcançando a Israel e as nações Gentias sem impedimento algum.
Atos 28.31
Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a
liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.
Dessa forma, o autentico pentecoste, leva o
crente a evangelizar com poder e dinamismo, a orar e a contribuir para a obra
missionária.
Precisamos sempre do Espírito Santo atuando em
nossas vidas. Caso contrario corremos o risco de compactuar com o mundo.
Romanos 12.2
E não sede conformados com este mundo, mas sede
transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual
seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Um exemplo
disto foi a igreja de Laodicéia, que se
tornou uma igreja intragável, por ser morna espiritualmente.
Apocalipse 3.15b
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente;
quem dera foras frio ou quente!
Busquemos
sempre o poder do alto, e lancemos à conquista do mundo para Cristo no poder do
Espírito Santo.
Assinar:
Postagens (Atom)