sábado, 26 de novembro de 2011

TEMA LIBERTAÇÃO


TEMA: LIBERTAÇÃO
Lucas 19
Zaqueu o Publicano Liberto




Introdução - Vivemos em dias terríveis, onde um bom nome ou uma boa fama, faz das pessoas mais queridas do que outras, mais respeitadas do que outras por aquilo que elas podem oferecer. E a gente está sujeito a isso também, pois nós sabemos que tudo aquilo que é bem visto é mais bem notado. Existem pessoas que passam acima de tudo e de todos para conquistar uma posição maior, existem pessoas que não se preocupam com os sofrimentos dos demais, passam por cima até mesmo da honestidade, tem gente que até diz: "Pra chegar lá, eu sou capaz de afundar tal pessoa". Então a partir dai começa a se usar de desonestidade, para ganhar uma posição a mais na empresa, para obter lucros indevidos, assim era também Zaqueu o publicano.
O publicano era aquele Judeu que tinha sido outorgado a função de cobrador de impostos, era uma pessoa desprezada por trabalhar com um dominador estrangeiro, e geralmente era uma pessoa desonesta.
E nos dias de hoje, será que existem publicanos desonestos pessoas que querem subir a qualquer preço

Você já viu o mestre de perto?

Versos 1-3 – A história nos diz que Jesus tinha acabado de curar o cego Bartimeu, e andando entra na cidade de Jericó, como sempre a multidão o acompanha sempre esperando uma movimentação da parte de Deus, uma cura, um milagre ou até mesmo uma de suas palavras de ânimo e consolo, mas o que ninguém esperava era que ali existia um homem chamado Zaqueu, pois bem a bíblia relata que este era um chefe dos publicanos, era rico, cobrador de impostos, tinha uma posição perante a sociedade muito boa e privilegiada, afinal Zaqueu defraudava as pessoas cobrando os impostos mais do que devia, cobrava sempre um valor superior, mas Zaqueu já estava cansado de sua vida de desonestidade, e quantas vezes você se sente cansado de tudo o que tem feito para tentar achar o saciamento da sua alma, quantas vezes você já tentou procurar algo em coisas que pudessem satisfazer sua vida e nada te deu o fim que você esperava, portanto hoje é um dia aceitável do Senhor pra sua vida.
Sendo  desta maneira, Zaqueu estava cansado de tentar de tudo para saciar a alma e de não encontrar a solução, ele queria ver se aquele o homem que passava por ali, tinha mesmo o poder de realizar coisas grandes em sua vida, ele queria saber se realmente o seu caso tinha uma solução, ele já estava cansado de ser desprezado pelo seu trabalho desonesto, ele queria uma mudança de vida.

Hoje Deus tem mudança de Vida pra tua casa!

Mas Zaqueu não conseguia ver quem era Jesus por causa de sua pequena estatura.

O que impede você de ver quem é Jesus?
Será que você não se sente apto?
Será que pensa que o seu caso não tem solução para Deus?

Deus tem solução pro seu problema hoje!

Obs.: Sicomoro é um tipo de figueira de raízes grandes que dava figos de qualidade inferior, aos normais.

Quer ver Jesus?
Suba na figueira!!!

Verso 4 – O que significa subir na figueira?
Significa passar por cima dos obstáculos desta vida, significa passar por cima do meu “eu”, significa também abandonar as coisas que me afastam de Deus.

Verso 5 – Quando Jesus chega, alguma coisa acontece!!!

Jesus já chegou ao seu encontro?
Hoje Ele quer ter uma oportunidade de falar contigo de maneira especial!!!

De repente Jesus olhando para cima, ele vê em cima de uma figueira, Ele chamou Zaqueu, Ele poderia ter olhado para qualquer outro lado, para qualquer pessoa, mas Ele olhou pra Zaqueu, pois Zaqueu quando subiu na figueira, ele chamou a atenção do mestre.
Jesus está olhando pra você nesta hora, exatamente aí onde você está!
E a resposta de Deus para você é que você desça da figueira, porque hoje o mestre quer pousar em sua casa.
Hoje Deus pede pra você descer de cima do muro, parar de ficar olhando pros lados, e ter um verdadeiro encontro com Ele.

Verso 6 – Zaqueu não perdeu tempo!
Ele desceu depressa, e foi ao encontro do mestre.
Corra! o mestre te chama!

Verso 7-8 – O povo começou a murmurar e a dizer que Jesus tinha entrado na casa de um homem pecador.
Da mesma forma acontece nos dias de hoje, quando as pessoas vê você servindo a Deus e começam a dizer, “olha lá, ele (a) era isso, aquilo e agora ta aí indo pra igreja, querendo se esconder das coisas”. Não pense que quando você der um passo pro senhor, e começar a seguir a Jesus pelo caminho, todos iram bater nas suas costas e dizer: “que maravilha, é isso mesmo, você está certo!”, não pelo contrario!
Quem não conhece a esse Deus, vai fazer de tudo para que você perca a fé, e te desanime no caminho.
Zaqueu agora se levanta depressa, e como ato de libertação ele diz: “Senhor se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu restituo quadruplicado”.
Notemos que o costume da época, era que se alguém defraudasse outro alguém, esse defraudador tinha de restituir três vezes o valor.
Zaqueu foi liberto da cobiça e do amor ao dinheiro quando teve um verdadeiro encontro com o mestre, e você já teve um encontro de libertação com Deus?

Verso 9 – Agora Jesus olha pra Zaqueu, com olhar de misericórdia, Zaqueu que em hebraico significa puro ou inocente, Jesus olhando dentro dos olhos de Zaqueu diz: “Hoje veio salvação a esta casa”.

Conclusão - E hoje não é diferente, hoje veio a salvação para a sua casa, ainda que você não veja formas ou modos de Deus agir, Deus está entrando com providencia na sua vida. Ele está mudando o quadro da situação da tua casa e entrando com libertação e salvação no teu lar.  









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.