SEITAS E HERESIAS

TESTEMUNHA DE JEOVÁ

FUNDADOR:
Charles Taze Russel (1852-1916), depois vieram Joseph F. Rutherford, Nathan Knorr e Fred Franzs. Começaram em Pensilvânia, Estados Unidos em 1879. A sede se encontra no Brooklyn, Nova York, EUA.

ESCRITURAS:
A Bíblia (Tradução do Novo Mundo).Todas as publicações atuais da Torre de Vigia. As revistas: A Sentinela e Despertai!, publicadas quinzenalmente.

DEUS:
Deus é uma pessoa, cujo nome exclusivo é Jeová. Não crêem na Trindade. Jesus foi o primeiro ser criado por Jeová.

JESUS:
Jesus é um deus. Antes de vir ao mundo, ele era o arcanjo Miguel. Jeová criou o universo por meio de Jesus. Quando Jesus estava na Terra, ele foi um homem que viveu perfeitamente. Depois de haver morrido numa estaca (não numa cruz),
foi ressuscitado como espírito e seu corpo foi destruído. O homem Jesus não existe mais. Jesus não virá outra vez. Ele já veio invisivelmente em 1914, em espírito. Em breve haverá a Batalha do Armagedon, quando todos os que não são Testemunhas de Jeová perecerão.

ESPÍRITO SANTO:
É a força ativa invisível de Jeová. Não é pessoal.

SALVAÇÃO:
Ser batizado como Testemunha de Jeová. A maioria dos seguidores tem que ganhar a vida eterna na Terra, trabalhando de casa em casa. A salvação no céu está limitada aos 144 mil ungidos.

MORTE:
Os 144 mil viverão no céu como seres espirituais. O remanescente dos justos, a grande multidão viverá na Terra e obedecerá a Deus perfeitamente por 1000 anos. Depois, deverão suportar a prova final, quando Satanás for solto do poço do abismo.

OUTRAS CRENÇAS:
Reúnem-se aos domingos nos Salões do Reino. Os membros ativos são instruídos a distribuir literatura de casa em casa.
Uma vez por ano celebram a Refeição Noturna. Só os ungidos podem participar. Não comemoram feriados nem aniversários. Não saúdam a bandeira, não prestam serviço militar, não aceitam transfusões de sangue. Crêem que a guerra do Armagedon em breve ocorrerá.


LEGIÃO DA BOA VONTADE 

FUNDADOR:
Alziro Elias David Abraão Zarur

ESCRITURAS:
Declara que a Bíblia está cheia de erros devido ao estado evolutivo dos seus autores. Não crê na inspiração divina da Bíblia. Ensina que a Sagrada Escritura tem suas fábulas e lendas.

DEUS:
Deus é inteligência infinita. Poder impessoal controlando o Universo.

JESUS:
Negam a divindade do Filho de Deus. Negam que Jesus tenha morrido na cruz para salvar os pecadores. Negam que Jesus teve um corpo físico. Falam de corpo fluídico aparente. Negam o nascimento virginal de Jesus.

ESPÍRITO SANTO:
Dizem que é um conjunto dos espíritos: puros, superiores, bons, a falange sagrada. Negam a personalidade e a divindade do Espírito Santo.

SALVAÇÃO:
A fé em Jesus não propicia salvação. A reencarnação é admitida. Os pecados não podem ser perdoados pelos méritos de Cristo.

MORTE:
Não há ressurreição. Por ocasião da morte, ocorre o desprendimento da alma, que ainda fica algum tempo ao lado do corpo. Depois, viaja rumo ao mundo dos espíritos, onde receberá instruções para evoluir e aguardar o tempo de reencarnar.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Seu fundador cultua seu irmão Satanás. A LBV não admite a existência do céu e do inferno, não crê na ressurreição dos corpos, no julgamento após a morte e na possibilidade de perdão.


ESPIRITÍSMO 

FUNDADOR:
Uma crença antiga popularizada pelas irmãs Kate e Margarete Fox, em 1848, em Hydesville, Nova Iorque, EUA: Há muitos grupos pequenos. Não têm uma sede oficial.

ESCRITURAS:
O Livro dos Espíritos publicado em 1857, O que é Espiritismo publicado em1859, O Livro dos Médiuns publicado em 1861, O Evangelho Segundo Allan kardec publicado em 1864, O Céu e o Inferno publicado em 1865, A gênese publicado em 1868, Obras Póstumas.

DEUS:
Deus é inteligência infinita. Poder impessoal controlando o Universo.


JESUS:
Jesus foi um homem, não Deus. Quando esteve na Terra, ele foi um profeta e um médium avançado (alguém que se comunica com o mundo dos espíritos). Agora, Jesus é um espírito com o qual se comunica com o mundo dos espíritos.


ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é uma falange de espíritos. Cita Jo 14.16,26; 15.26 para apoiar a doutrina de que o Espiritismo cumpriu a promessa de Jesus, que disse que enviaria o Consolador.

SALVAÇÃO:
O conhecimento e as boas obras possibilitam o acesso a um nível superior na vida futura. Arrependimento, expiação e reparação são as condições básicas para obtermos um espírito puro.

MORTE:
Depois da morte aqui na Terra, a vida continuará no mundo dos espíritos. O céu e o inferno são estados da mente. Alguns espíritas crêem na reencarnação.

OUTRAS PRÁTICAS:

Sessões para contatar os mortos. Curas psíquicas. Serviços congregacionais com cânticos, músicas, sermões, mensagens de espíritos mortos e profecias. Podem usar Ouija. Atraem as pessoas enlutada pois elas têm esperança de contatar o ente querido que morreu.


ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

FUNDADOR:
Guilherme Miller nasceu em 1787, em Pittsfield, Massachutss, EUA. Ellen G. White nasceu em 1827.

ESCRITURAS:
Considera os livros de Ellen White inspirados por Deus. O livro O Grande Conflito é considerado uma obra-prima. Outras publicações são: Vida de Jesus, Patriarcas e Profetas, Veredas de Cristo, O Desejado de Todas as Nações.

DEUS:
Crê na Trindade.

JESUS:
Jesus e o arcanjo Miguel são a mesma pessoa. Possui natureza pecaminosa, não concluiu a obra de Redenção na cruz. Está fazendo o juízo investigativo.

ESPÍRITO SANTO:
É uma pessoa divina.

SALVAÇÃO:
Pela obra de Cristo na cruz, a qual ainda será concluída. Há pecados perdoados, mas não extirpados. Satanás arcará com os pecados dos crentes e quando for aniquilado, os pecados serão cancelados. Guarda do Sábado é essencial à salvação.

MORTE:
Após a morte, o espírito, que não é uma personalidade, mas apenas um fôlego de vida desaparecerá juntamente com o corpo - o sono após a morte.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Aniquilamento dos ímpios. Jesus, em 1844, passou do primeiro compartimento do Santuário Celestial para o Santo dos Santos para concluir a obra de Redenção, onde está ocorrendo o juízo investigativo.


MORMISMO - MÓRMONS

FUNDADOR:
Joseph Smith Jr (1805-1844), fundou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD) em 1830, em Nova York, nos Estados Unidos da América. A sede dos Santos dos Últimos Dias se encontra em Salt Lake City, Utah. EUA.

ESCRITURAS:
O Livro de Mórmon, Doutrinas e Convênios, A Pérola de Grande Valor e a Bíblia.

DEUS:
Deus Pai existiu como homem para chegar a ser Deus. Teve corpo físico, assim como também uma esposa (mãe celestial). Não há trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três deuses separados. Os homens dignos podem um dia chegar a ser deuses também.

JESUS:
Jesus é um Deus separado do Pai (Elohim). Ele foi criado como um filho espiritual pelo Pai e mãe no céu. É o irmão mais velho de todos os homens e seres espirituais. Seu corpo foi criado através da união sexual entre Elohim e Maria. Jesus foi casado. Sua morte na cruz não proveu a expiação completa por todos os pecados, mas propiciou a ressurreição para todos.

ESPÍRITO SANTO:
É um Deus separado do Pai e do Filho.
O Espírito Santo é uma substância líquida pela qual o pai exerce sua influência.

SALVAÇÃO:
Ressuscitados pela graça, mas salvos (exaltados à divindade) pelas obras, incluindo lealdade aos líderes, batismo por imersão, dizimar, ordenanças, matrimonio e cerimônias secretas no templo. Só há vida eterna para aquele que for da igreja Mórmon.

MORTE:
Finalmente quase todos irão a um dos três reinos celestiais separados, alguns obtendo a divindade. Os apóstatas e os assassinos irão para o reino das trevas.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
O adepto do Mormonismo não pode beber álcool, tabaco, café ou chá. Batismo em nome dos mortos. Trabalho missionário gratuito. Visitas de casa em casa. Cerimônias secretas no templo somente para membros de boa reputação. Rede social muito extensa. As pessoas negras não tiveram acesso ao sacerdócio Mórmon e outros privilégios até 1978. Depois dessa data, não há mais restrição ao sacerdócio de pessoas negras.


ROSA CRUZ

FUNDADOR:
Christian Rosenkreutz .

ESCRITURAS:
Afirmam não serem uma religião.

DEUS:
Deus para a Ordem Rosa Cruz é uma entidade separada e impessoal . Os rosacruzes acreditam que ele seja composto por sete espíritos que se apresentam com diferentes aspectos na Trindade cristã.


JESUS:
Jesus não é Deus. Era meramente um ser humano. Jesus ocupa a posição mais elevada entre os mestres espirituais do mundo, mas a principal diferença entre ele e a humanidade diz respeito ao nível, e não à substância.

ESPÍRITO SANTO:
Embora retenha a individualidade duramente conquistada através de suas jornadas incalculáveis repetidas encarnações, o aspecto do Espírito Santo da unidade trina depois da ocupação do veículo Jesus difundiu-se através do planeta.

SALVAÇÃO:
A evolução do espírito até a divindade. Reencarnação a cada 144 anos. Se vivermos 80 anos, passaremos 60 anos no espaço, até nova reencarnação.

MORTE:
Crê na reencarnação.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
A divindade do homem (somos divinos como nosso Pai no céu). Crê na existência de gnomos e fadas.


CIENTOLOGIA

FUNDADOR:
Lafaregefte Ronald Hubbard (1911-1986). Fundada em 1954, na Califórnia, EUA. Atualmente a sede está localizada em Los Angeles, Califórnia.

ESCRITURAS:
Dianética, Scientology, The Fundamentals of Thought Cerimonies of the Founding Church of Scientology e outros livros escritos pelo fundador.

DEUS:
Deus não é um ser supremo. Não admite que Deus seja Pessoal.

JESUS:
Jesus é raramente mencionado. Jesus não foi o Criador, nem tampouco ressuscitou. Jesus não morreu por nossos pecados.

ESPÍRITO SANTO:
Espírito Santo não é mencionado.

SALVAÇÃO:
Não há pecado e nem necessidade de arrependimento. A salvação é ficar livre.

MORTE:
O Inferno é um mito.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Os membros observam o dia do nascimento do sr Hubbard.


MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO

Mito da Criação

Segundo a Cientologia há 75 milhões de anos; vários planetas se reuniram numa "confederação das galáxias", governada por um líder maléfico chamado Xenu. Como os planetas estavam com problemas de superpopulação, Xenu mandou bilhões de seus habitantes para Terra, em espaçonaves parecidas com os Douglas DC-8, onde foram jogados dentro de vulcões (razão pela qual o livro dianética possui um vulcão na capa) e mortos com bombas de hidrogênio. Seus espíritos que foram recapturados e reunidos em cachos (como uvas, ou talvez bananas) - chamados de "thetans" (em português, "tetões") - são os seres humanos.

Dogmas

Os dogmas centrais da seita são baseados na crença de que uma pessoa é um ser espiritual imortal (referido como "thetan" ou "tetão"), dotado de mente e corpo, ambos basicamente bons, que buscam a sobrevivência. A Cientologia assegura que a sobrevivência do homem depende de si mesmo, de outras pessoas e da sua interação com a comunidade cósmica. Uma pessoa tem as suas limitações autodidatas, e seus atos nocivos podem ser atribuídos em parte a uma porção inconsciente da sua mente, chamada "mente reativa" ou "barreira". Esta porção da mente, acredita-se, é utilizada para guardar eventos passados guardados no inconsciente, traumas físicos e emocionais, os quais podem ser reativados por ocasião de estresses. A porção consciente da mente humana é referida como "mente analítica".
A prática principal da cientologia e da dianética é uma atividade conhecida como "audição" ou "auditoria" (do inglês auditing), que procura levar um adepto a um estado de clareza, numa libertação das influências da mente reativa. A prática é executada por um conselheiro chamado "ouvidor", que dirige uma série de perguntas ao interessado para entender e gravar as suas responsabilidades e conhecimentos adquiridos. O objetivo é capacitar o interessado a restabelecer o controle volitivo e de percepção do material previamente guardados na sua mente reativa.
A forma inicial do processo dianético, ainda praticado hoje, envolve um cenário reminiscente da psicanálise freudiana, com o analisado deitado, recostado num sofá e num estado reflectivo chamado "devaneio dianético" enquanto o analista, sentado próximo numa cadeira toma notas, propondo perguntas e respostas sobre as declarações do analisado e um número "indicativo" fisiológico.
Algumas formas avançadas de auditoria empregam um dispositivo chamado eletropsicômetro de Hubbard ("E-Meter"). Esse dispositivo mede as trocas na resistência elétrica da pele do analisado, fazendo passar 1/2 volt através de um par de tubos, de chapa de zinco, cheios de uma solução química, apoiados na pele para medir as ondas e gravá-las, enquanto se ouve o analisado. Estas trocas pequenas na resistência elétrica, conhecida como resposta galvânica, são similares àquelas obtidas pelo polígrafo. Máquinas análogas são aceites por adeptos da igreja por serem mais seguras e sensíveis ao estado mental do analisado do que o fisiológico "Indica" da recente dianética.
Estas práticas da Cientologia são custosas, podendo variar de US$ 750,00 a US$ 8.000,00.
Outras atividades das igrejas da cientologia são cultos aos domingos, aulas formais, batismos, casamentos e cerimônias religiosas. Também procuram e visitam um número básico de comunidades para atividades caritativas, como fornecimento de comida, combate ao uso de drogas e ao analfabetismo.

Relação com outras religiões

A Cientologia alega que desde o início teve as suas crenças e práticas compatíveis com outras religiões. Alega também gozar de boas relações e reconhecimento com os cristãos, budistas e outras, por décadas, antes de ser formalmente reconhecida e isenta de taxas como organização religiosa e de caridade pelo governo dos EUA, em 1993, após uma longa batalha legal. Supostamente foi reconhecida, em 1994, pelo conselho dos budistas xinto (Yu-itsu-shinto) com sede no Japão, não só estendendo o reconhecimento oficial da cientologia, mas tomando a si a tarefa de treinar inúmeros monges nas crenças e práticas adjuntas às meditações e orações. No entanto esta afirmação (como muitas das anteriores) tem credibilidade duvidosa e não foi confirmada até o momento por fontes externas à cientologia. Seria supostamente uma ocorrência da tradição de algumas religiões orientais de assimilação ou adoção de elementos de outras crenças que se não contradigam diretamente com os seus princípios. Alega-se que isto ocorreria devido à reflexão do fato de Hubbard reconhecer a força oriental e especificamente a influencia Budista na formação da sua própria filosofia.

Escândalos e Polêmicas

Críticos da cientologia apontam para a falta de base científica para o E-meter e outras práticas. Em resposta contraditória, a igreja clama que a cientologia é uma religião e não ciência não dando suporte a pesquisas científicas e diz que da mesma forma que o polígrafo usa a condutividade elétrica da pele para indicar se estão sendo agradáveis as questões e respostas, pode ser um instrumento que mede respostas galvânicas. Também nos serviços gratuitos aos domingos, em leituras e semelhantes, membros são convidados para dar aulas, exercícios, sessões de conselhos, média de doações fixas sem obrigações, em alguns casos de milhares de dólares. Geralmente as altas expectativas de doações são para as mais avançadas atividades de iniciação. Críticos dizem que é impróprio fixar doações para serviços religiosos e portanto a atividade não é religiosa. A igreja diz que quase todas as classes de exercícios e aconselhamentos podem também ser comercializados de forma agradável ou executados cooperativamente por estudantes, sem custos, e que os membros mais devotados de uma ordem eclesiástica necessitam de donativos, não para serviços e sim de fato para suporte de toda a igreja. Outras práticas tais como dispensar a fixação de donativos pela Igreja católica ou fixação de dízimos com outras denominações são levantadas como evidência de uma antiquada tradição religiosa de fixar donativos. Em muitos países, como a Alemanha estes donativos tornaram-se obrigatórios por ação do governo, como um imposto.
Críticos frequentemente atacam a organização chamada de "Igreja da Cientologia", acusando-a de "lavagem cerebral" e outras táticas para influenciar membros para doar grandes quantidades de dinheiro em cultos práticos padronizados. Membros negam que este seja o caso e inúmeros líderes da comunidade psicológica publicaram trabalhos defendendo fortemente a validade da "lavagem cerebral" afirmado pelos relatos chamando-os de "cultos".
Enquanto os rumores de que Hubbard apostara com Robert A. Heinlein que ele iria criar uma religião seja certamente falso, outros reivindicam que tinham conhecimento que durante 1949 Hubbard passou para outras pessoas as intruções que iniciariam um bom caminho para ganhar dinheiro. Escritor e editor Lloid Arthur Eshbach, por exemplo, refere-se a Hubbard dizendo "Vou criar uma religião. É o que dá dinheiro". O escritor Theodore Sturgeon refere que Hubbard fez similar afirmação na Sociedade de Ciência da Fantasia de Los Angeles. A Igreja de Cientologia negava estas declarações e suplicara ao editor para negá-las. Membros diziam que a verdade ou a falsidade de tais alegações eram irrelevantes e asseguravam que na igreja encontrariam suas necessidades espirituais.
Do ponto de vista da censura dizia-se que a Igreja oficial procurava um seguidor ou outro para romper o contato com a família e amigos que tinham antagonismo pela sua religião (um hábito comum a muitas seitas). Em resposta a Igreja expulsava os que eram usados para policiar, chamando este ato de desconexão, tendo como alvo assegurar a paz espiritual dos seguidores em face das pessoas que os criticavam por sua filiação. A prática atual corrente da igreja aponta para isto; que se requeira aos membros que tiverem significantes confusões originadas em suas famílias e com amigos para cessar a sua participação nos serviços da igreja e não os retome até as suas diferenças com eles terminem e que fiquem só no passado.
Críticos igualmente reclamam terem percebido os segredos sobre os ensinamentos da Cientologia, afirmando que a igreja reconhece os mais sutis graus de iniciação mostrando que há ensinamentos talvez entendidos como místicos, e que servem somente para os mais esclarecidos e serenos espíritos. Por outro lado os crentes são convidados a comprar ou adquirir nas livrarias mais de 300 diferentes livros que versam sobre os ensinamentos e as práticas da igreja salvo os considerados secretos. No caso da Igreja da Cientologia vs. Fishman e Geertz o autor cientologista Steven Fishman descreve em sua defesa algumas destas propostas secretas com documentos da "Operação Thetan" atribuídos a Hubbard que descreve a crença em inteligência extraterrestre e um ser supremo intergaláctico demoníaco que oprime os espíritos livres, tal como nas táticas de ficção científica. A igreja investiu contra o caso Fishman e pediu à justiça para proibir a exibição dos documentos. A igreja também usa a lei do copyright para evitar que outras pessoa publiquem partes deste e de outros documentos.
O próprio fundador instituiu a prática de "fair game" como forma de utilizar o sistema judicial como ferramenta para assediar os seus detratores públicos forçando-os a longos, penosos e onerosos processos judiciais e apesar de continuadamente negado, vários cientologistas tem história de uso de força bruta contra seus críticos (tais organizações são chamadas de supressoras de pessoas). Elas tem usado processos judiciais contra pessoas, jornais, revistas, estúdios de televisão, serviços de provedores de internet, agencias governamentais e outras. Possuem uma quantidade recorde de testemunhos, por exemplo, um documento policial emitido em 1967 contra uma organização de jogos (se bem que tenha sido revogado posteriormente) o qual é lançado contra seus críticos e diz: "Devem ser enganados, processados, fraudados ou destruídos." A Igreja é uma das poucas organizações convictas de uso da fraude e do pleno uso frívolo dos processos judiciais com o fim de causar perturbação. A Fundação Fronteira Eletrônica mantém em documentos que relatam todos os esforços dispendidos pela igreja para interferir online com seus críticos. A organização explica que esta é a única forma que a igreja tem para sobreviver num ambiente tão hostil. Em épocas recentes, por exemplo, os Mórmons pegaram em armas e organizaram milícias para se defender dos que eram hostis a sua fé. A cientologia, vem demonstrando que prefere os meios cíveis em lugar das armas.
Alguns inimigos jurados da cientologia acusam a organização de manter uma operação "pasta negra" contra seus oponentes. Certamente gostariam de ver a igreja não sair em socorro de si própria, como ocorreu em 1970, quando um agente da igreja foi apanhado furtando documentos da cientologia nos arquivos da inteligência IRS. Depois deste episódio, ministros da igreja de Los Angeles, Califórnia e Washington D.C. foram descobertos e denunciados antes que acontecesse uma invasão de agentes do FBI. Onze componentes da equipe, alguns de alto posto se declararam culpados ou foram condenados pela alta corte baseadas nas evidencias colhidas pelo FBI e receberam sentenças de 2 a 6 anos (algumas suspensas). Há desacordo nas altas esferas da igreja devido as ações secretas para divertimento. Sabe-se que o ramo dos "brincalhões" "subiu nos sapatos" para o evento, "tirando os intestinos" da equipe e dúzias de pessoas foram expulsas ou sujeitas a pequenas sanções. A Igreja afirma que uma vez reorganizada, não irá permitir a formação de ramos com similar autonomia como os primeiros "brincalhões."
Cientologistas têm sido acusados por muitos anos de se manter lidando em seu ambiente de uma forma paranóide, reclamando de conspiração do governo, estabelecimentos médicos e psiquiátricos contra sua sobrevivência. Em 1993, ao mesmo tempo que havia o reconhecimento oficial da cientologia como Igreja, o Serviço da Receita Federal dos Estados Unidos fazia circular pela imprensa e governos estrangeiros documentos com literatura explicativa. Reconhecem que uma violação da sua autoridade foi mais ou menos coordenada numa campanha que remonta próximo de 1993 e o IRS, FBI e agências governamentais haviam apresentado uma grande quantidade de informações sobre a cientologia, para agências de inteligência estrangeiras.
Críticos reclamam que o acordo para o reconhecimento da igreja e a objeção contra ela havia sido exortada pelo IRS, que nega sem rodeios esta acusação.
Em alguns países, especialmente na Europa, governos e ou côrtes concordam com os críticos acerca dos efeitos negativos da cientologia. Em muito poucos casos a organização é banida; mas frequentemente é uma obstrução de pouco alcance, tais como o não reconhecimento como organização religiosa ou graus de dificuldades para a cientologia receber observadores em sua reuniões.
Exemplos de casos:
Na Grécia:
·         A Justiça ordenou a dissolução da secção grega de Scientology situada na Grécia e que tem o nome de "Kephe". A decisão foi tomada depois de um processo que terminou em 7 outubro de 2006.
Na Alemanha:
·         Em 1995, a Corte Federal do Trabalho (Bundesarbeitsgericht) determinou que a Cientologia "não é uma religião nem uma ideologia."
Em França:
·         Em 2009, a Igreja da Cientologia em França foi condenada pelo crime organizado de fraude, mas a decisão não impediu a Igreja de exercer a sua actividade no país, desde que essas não envolvessem a prática de ilegalidades.
Em Outubro de 2009, o cineasta Paul Haggies abandonou a Cientologia depois de a religião ter proibido a união entre homossexuais.


JUDAÍSMO 

FUNDADOR:
Abraão (Gn 12.1-3), cerca de 2000 a.C. no Oriente Médio. Existem três ramos principais do Judaísmo: ortodoxo, conservador e reformado, cada um com suas crenças.

ESCRITURAS:
O Tanach (Antigo Testamento), especialmente a Toráh (primeiros cinco livros do Antigo Testamento). O Talmude (explicação do Tanach). As Escrituras dos sábios, tais como, Maimónides, Rashi etc.

DEUS:
Deus é Espírito. Para os judeus ortodoxos, Deus é pessoal, Todo Poderoso, Eterno, Misericordioso. Para outros judeus, Deus é impessoal, incognoscível e definido de muitas maneiras. Não há Trindade.

JESUS:
Jesus é visto como um falso messias extremista ou como um bom rabi (mestre), que foi martirizado. Muitos judeus desconsideram Jesus. Os judeus (exceto os judeus messiânicos) não crêem que ele foi o Messias, o Filho de Deus que ressuscitou dentre os mortos. Os judeus ortodoxos crêem que o Messias vai restaurar o reino judaico e governará finalmente o mundo.

ESPÍRITO SANTO:
Alguns judeus crêem que o Espírito Santo é um outro nome para a atividade de Deus na terra. Outros dizem que é o amor de Deus.

SALVAÇÃO:
Alguns judeus crêem que a oração, o arrependimento e obediência a Lei são necessários para salvação. Outros crêem que a salvação seja o aperfeiçoamento da sociedade.


MORTE:
Haverá ressurreição física. Os obedientes viverão para sempre com Deus e os injustos sofrerão. Alguns judeus não crêem em vida consciente após a morte.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Reúnem-se nas sinagogas no sábado. Praticam a circuncisão. Vários dias santos e festivos, incluindo a Páscoa, Sukot, Janucá, Rosh Roshaná, Yom Kippur, Purim. Jerusalém é considerada a cidade santa.

HINDUÍSMO

FUNDADOR:
Não há um só fundador. Existem muitas seitas. Seus fundamentos abrangem um período que vai de 1800 a 1000 a.C, na Índia, tendo influência da religião Bramânica.

ESCRITURAS:
Muitas escrituras, incluindo o Bhagavad-Gita (antigo), o Upanishads (mais antigo) e os Vedas (os mais antigos, por volta de 1000 a.C.).

DEUS:
Tudo é Deus (Panteista). Todos somos parte de Deus (Brama). As pessoas adoram manifestações de Brahma (deuses e deusas). As pessoas são deuses, mas não sabem.

JESUS:
Jesus Cristo é um mestre, um guru, o avatar (uma encarnação de Vishnu). Ele é um filho de Deus assim como são os outros. Sua morte não expia pecados e não ressuscitou dentre os mortos.

ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo não faz parte desta crença.

SALVAÇÃO:
Libertação do ciclo de reencarnação. Recebida através de ioga e meditação. Pode-se ter muitas vidas. A salvação final é uma união com Brama.

MORTE:
A reencarnação a um estado melhor (Carma bom) se a pessoa se portou bem. Se portou-se mal, pode voltar a nascer e pagar por seus pecados passados sofrendo ( Carma mau).

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Alguns discípulos usam túnicas alaranjadas e têm a cabeça raspada. Muitos hindus adoram ídolos de pedra e madeira em seus templos.Os gurus exigem obediência total. Os discípulos meditam numa palavra, frase ou fotografia. A ioga inclui meditação, cantar, postura, exercícios de respiração. Fundação da Nova Era e Meditação Transcendental.

BUDÍSMO

FUNDADOR:
Buda (Sidharta Gautama). Fundado em 525 a.C, na Índia. Ramo do Hinduísmo.

ESCRITURAS:
O Tupitaka (Os três cestos).

DEUS:
O Budismo de um modo geral, é ateísta. Muitos budistas não crêem num Deus e nem num Ser Supremo. Outros acreditam que Buda seja um iluminado universal com um estado de consciência semelhante a de Deus.

JESUS:
Jesus Cristo é indiferente para o Budismo. Os budistas do Ocidente geralmente vêem Jesus como um homem iluminado.

ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo não faz parte desta crença.

SALVAÇÃO:
O objetivo da vida é o Nirvana, para eliminar todos os desejos e evitar o sofrimento. O caminho Óctuplo é um sistema para impedir que os budistas desejem qualquer coisa.

MORTE:
As pessoas não têm alma e espírito. Os desejos e sentimentos de uma pessoa podem ser reencarnados em outra pessoa. Não há céu nem inferno. Há o Nirvana (libertação final).

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
O caminho óctuplo recomenda: conhecimento correto, intenção, fala, conduta, esforços corretos, cuidado e meditação. Alguns grupos budistas falam acerca de um Buda eterno (força de vida). Alguns ramos budistas incluem: Zen, Nichiren Shoshu e Budismo Tibetano (ocultista).

FÉ MUNDIAL BAHAI

PROFETA:
Mirzá Alí Muhammad (o Bab) e Mirzá Husayn Alí (Bahá'u'lláh). Fundada em 1844 no Irã. A sede se encontra em Haifa, Israel.

ESCRITURAS:
As escrituras de Bahá 'u'lláh e Abdu'-I-Bahá: Kitabi-i-Aqdas e Kitab-i-Lqan. A Bíblia, interpretada espiritualmente, para concordar com a teologia Bahá'i.

DEUS:
Deus é um ser divino incognoscível que se revela através de novas manifestações (líderes religiosos), incluindo, Moisés, Buda, Confúcio, Jesus, Maomé e Bahá'u'lláh.

JESUS:
Jesus é uma das muitas manifestações de Deus. Cada manifestação substitui a anterior, dando novas revelações acerca de Deus. Moisés, que foi substituído por Jesus, que foi substituído por Maomé e mais recentemente pelo melhor Bahá'u 'lláh (Glória de Deus). Jesus não é Deus e não ressuscitou dentre os mortos. Ele não é o único caminho para ir a Deus. Jesus regressou ao mundo na forma de Bahá'u'lláh.

ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é a energia divina de Deus que concede poder a cada manifestação. O Espírito da Verdade refere-se a Bahá'u'lla'h

SALVAÇÃO:
Fé na manifestação de Deus (Bahá'u'lláh). A Salvação é obtida pelo conhecimento e prática dos princípios ensinados por Bahá'u'lláh.

MORTE:
Imortalidade pessoal baseada nas boas obras. Haverá recompensas para os fiéis. O céu e o inferno são condicionais.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
A fé Bahá'í originou-se como seita islâmica e é severamente perseguida no Irã. Sua crença é que todas as religiões têm a mesma origem, princípios e aspirações. Enfatiza a unidade e a unificação do mundo. Suas reuniões são denominadas assembléias espirituais.

NOVA ERA

FUNDADOR:
Baseada no misticismo oriental, Hinduismo, Taoísmo, Cristianismo. Em parte, foi popularizada pela atriz Shirley MacLaine, entre 1980-1990. As crenças variam.

ESCRITURAS:
Vários livros divulgam o pensamento da Nova Era. Eis alguns: Conspiração Aquariana, da autoria de Merilyn Fergussen, escrituras de I Ching, escritos hindus, budistas e taoístas. Além de valorizar as crenças dos índios norte-americanos, a astrologia, o misticismo e a magia.

DEUS:
Tudo é um e tudo é deus. Deus é uma força impessoal, não uma pessoa. Os humanos têm poder interior sem restrições e precisam libera-los.

JESUS:
Não é o Salvador. É um modelo espiritual e guru, um avatar. Ele foi um adepto da Nova Era, pois liberou o poder divino da mesma maneira que qualquer um pode fazer. Muitos adeptos crêem que ele foi à Índia, ao Tibé e à Grécia para aprender verdades místicas. Ele não ressuscitou fisicamente, mas ascendeu a um reino espiritual mais evoluído.

ESPÍRITO SANTO:
Algumas vezes é uma força psíquica. O homem é divino e pode experimentar fenômenos psíquicos tais como contatar a seres sobrenaturais.

SALVAÇÃO:
É necessário o equilíbrio entre o Carma mau e o Carma bom. Os poderes sobrenaturais podem ser liberados através da meditação, conhecimento de si mesmo, meditação transcendental e espíritos guias. Seus partidários usam termos, tais como: renascidos para o novo conhecimento de si mesmo.

MORTE:
As reencarnações humanas ocorrem até que a pessoa alcance a unidade com Deus. Não há vida eterna. Não há céu nem inferno.


OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Seus adeptos podem praticar ioga, meditação e visualização. Cada ser humano deve se conscientizar da divindade que há em seu interior. Cristo são todas as pessoas e todas as pessoas são cristos potenciais. Terapia através de pirâmides e cristais. Crê na reencarnação.


IGREJA VOZ DA VERDADE

FUNDADOR:
Fundada em 05/01/1984, na cidade de Santo André, São Paulo, por Carlos A. Moysés.

ESCRITURAS:
A Bíblia Sagrada.

DEUS:
Negam a Trindade. Uma só pessoa na divindade que é Jesus. Jesus é o Pai (natureza divina), o Filho (natureza humana) e
é o Espirito Santo. Três manifestações de uma só pessoa. Quando a Bíblia se refere a Deus, está falando sobre o Espírito
Santo, que é o Pai, Criador e Senhor de todas as coisas. Manifestou-se, também, através de outras formas ou modos:
como fogo, nuvem, vento, água, pomba, pão etc...

JESUS:
Jesus tanto é o Pai, como é o Filho. Manifestou-se como Filho pelo fato de assumido a forma humana e nascer como
homem.

ESPÍRITO SANTO:
Jesus manifestou-se como o Espírito e continua a se manifestar assim, porque a sua missão neste mundo é resgatar o
nosso espírito do nosso corpo mortal.

SALVAÇÃO:
O batismo é essencial para a salvação, pois oferece perdão e remissão de pecados.

MORTE:
Haverá ressurreição.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Jesus não existia antes da encarnação, Batismo só em nome de Jesus.

CRISTIANISMO

FUNDADOR:
Jesus Cristo. Fundado por volta dos anos 30-33 d.C na Judéia, região da Palestina (atual Israel).

ESCRITURAS:
A Bíblia escrita originalmente em hebraico e aramaico (Antigo Testamento) e grego (Novo Testamento).

DEUS:
O Deus Único é Trino (Um Deus em três Pessoas, não três deuses): Pai, Filho e Espírito Santo. Freqüentemente o título
Deus indica a primeira pessoa, Deus Pai. Deus é um Ser Espiritual sem corpo físico. Ele é pessoal e está envolvido com a
humanidade. Criou o universo do nada. É eterno, nunca muda. É santo, amoroso e perfeito.

JESUS:
Jesus é Deus, a segunda pessoa da Trindade. Ele sempre existiu como Deus Filho e não foi criado. É plenamente Deus e
plenamente Homem (duas Naturezas Unidas e não Amalgamadas). Como segunda pessoa da Trindade, é igual a Deus
Pai e Deus Espírito Santo. Para se tornar humano, foi gerado pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Jesus é o Único
caminho para ir ao Pai, a Salvação e a Vida eterna. Ele morreu numa cruz, de acordo com o plano de Deus, como um
Sacrifício Completo e expiou os nossos pecados. Ressuscitou dentre os mortos três dias após sua morte, fisicamente
imortal. Durante os 40 dias seguintes foi visto por mais de 500 testemunhas oculares. Suas feridas foram tocadas e ele
comeu diante dos discípulos. Ascendeu fisicamente aos céus. Jesus regressará outra vez, visivelmente e fisicamente, no
fim dos tempos para estabelecer o Reino de Deus e julgar o mundo.

ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é Deus, a terceira Pessoa da Trindade. O Espírito Santo é uma pessoa, não uma força ou um campo de
energia. Ele consola, repreende, convence, guia, ensina e se entristece. Ele não é o Pai, nem o Filho, Jesus Cristo.

SALVAÇÃO:
A Salvação é obtida pela Graça de Deus e não pelas obras.A Salvação é recebida pela Fé. Basta crer no coração que Jesus
morreu por nossos pecados e ressuscitou fisicamente, dentre os mortos. Teremos, então, assegurados o perdão e a
ressurreição do nosso corpo. Este é o Plano Amoroso de Deus para perdoar os pecadores.

MORTE:
Depois da morte, todas as pessoas esperam o Juízo Final. As pessoas salvas e as perdidas ressuscitarão. Os salvos
viverão com Jesus nos céus. Os perdidos, porém, sofrerão o tormento (inferno), a separação eterna de Deus. A
ressurreição corporal de Jesus garante aos crentes que eles também terão corpos imortais.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
A adoração em grupo, usualmente praticada nas igrejas. Não há cerimônias secretas. O batismo e a Ceia do Senhor
(comunhão). Trabalho missionário voluntário. Ajuda aos necessitados: pobres, viúvas, órfãos e oprimidos. Os cristãos
crêem que Jesus é o Messias Judeu prometido a Israel no Antigo Testamento. Jesus disse que os seus seguidores
seriam conhecidos pelo amor fraternal.

MEDITAÇÃO TRANSCEDENTAL

FUNDADOR:
Maharishi Mahesh Yogi. Fundada em 1959, na Califórnia, EUA. Baseada no Hinduísmo e Ioga. A sede se encontra em
Washington, EUA.

ESCRITURAS:
Escrituras hindus, incluindo o Bhagavat-Gita. As Meditações de Maharishi Mahesh Yogi: A Ciência de Ser e A Arte de Viver e
outras escrituras do fundador.

DEUS:
Cada fragmento da criação é Deus (Brahma). O Ser Supremo não é pessoal. Toda criação é divina; todos são um e tudo é
deus.

JESUS:
Jesus Cristo é um mestre, um guru, um Avatar (uma encarnação de Vishnu). Ele é um filho de Deus como os outros. Sua
morte não expia pecados. Cristo não ressuscitou dentre os mortos.

ESPÍRITO SANTO:
Espírito Santo não é mencionado.

SALVAÇÃO:
Liberdade do ciclo de reencarnação, recebido através de ioga e meditação.
A salvação final é a absorção e a união com Brahma.

MORTE:
A reencarnação será um estado melhor (Carma Bom) se a pessoa agir bem. Caso contrário, ela poderá voltar a nascer e
pagará por seus pecados passados (Carma Mau) sofrendo.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Alguns discípulos usam roupas alaranjadas e têm a cabeça raspada, deixando um birote no alto da cabeça. Muitos hindus
adoram ídolos de pedra e madeira em seus templos. Os gurus exigem obediência total. Os discípulos meditam em suas
palavras, frases e fotografia. A ioga inclui a meditação transcendental, cântico, postura, exercícios de respiração, astrologia
hindu e uso de cristais.

IGREJA DA UNIFICAÇÃO

FUNDADOR:
Sun Myung Moon (nasceu em 1920). Fundada na Coréia, em 1954. Atualmente a sede se encontra em Nova York, EUA.

ESCRITURAS:
O Principio Divino por Sun Myung Moon, considerado o Testamento Completo. O Principio Divino e a Bíblia.

DEUS:
Deus é positivo e negativo. Deus criou o universo a partir de si mesmo, o universo é o corpo de Deus. Deus não conhece o
futuro, sofre e necessita do homem (Sun Myung Moon) para torna-lo feliz. Não há Trindade.

JESUS:
Jesus foi um homem perfeito, não Deus. Sua missão foi unir os judeus, encontrar uma esposa perfeita e constituir uma
família perfeita. Sua missão fracassou. Jesus não ressuscitou fisicamente. A Segunda vinda de Cristo está cumprida em
Sun Myung Moon, que é superior a Jesus e completará a missão de Jesus, que é realizar a redenção física do homem.
Jesus só realizou a redenção espiritual.

ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é um espírito feminino que trabalha com Jesus no mundo dos espíritos, a fim de dirigir as pessoas a Sun
Myung Moon.

SALVAÇÃO:
A obediência e aceitação dos verdadeiros Pais, (Moon e sua esposa) elimina o pecado e aperfeiçoa o adepto. Aqueles que
são casados por Moon e sua esposa tomam um vinho que contém 21 ingredientes (incluindo o sangue dos verdadeiros
Pais).

MORTE:
Depois da morte, a pessoa vai ao mundo dos espíritos. Não há ressurreição. Os membros sobem ao convencer a outros a
seguir Sun Myung Moon. Todos serão salvos, inclusive Satanás.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Casamentos em massa baseados em diferentes antecedentes raciais, preparados e efetuados por Moon. Os membros
crêem que Jesus se dobrará a Sun Myung Moon. Moon é o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e o Cordeiro de Deus.
Admite-se a prática da consulta aos mortos.

PENTECOSTAIS UNICISTAS

FUNDADOR:
Não há um fundador. Em 1913, durante uma reunião em acampamento pentecostal, em Arroyo Seco, perto de Los Angeles.
McAlister pregava um sermão, afirmando que os apóstolos não batizavam em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Depois disso, John G. Scheppe disse ter recebido uma revelação da parte de Deus acerca do verdadeiro batismo em nome
de Jesus Cristo.

ESCRITURAS:
A Bíblia.

DEUS:
A maioria que crê que Deus se manifestou como Pai no Antigo Testamento. Quando Jesus nasceu em Belém,
manifestou-se como Filho. Após a ascensão de Jesus, Deus se manifestou como Espírito Santo (Modalismo). Crêem na
Trindade Modal (três modos).

JESUS:
Jesus é o Pai. Ele não preexistiu como Filho. Tornou-se Filho ao nascer em Belém. Eles interpretam João 1.1 da seguinte
maneira: Jesus foi somente uma idéia ou concepção na mente de Deus, antes do seu nascimento.

ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é o próprio Jesus.

SALVAÇÃO:
Pela fé em Jesus Cristo. Batismo só em nome de Jesus. Alguns grupos crêem que é necessário falar em línguas para ser
salvo.

MORTE:
Aqueles que não aceitaram Jesus como seu Salvador pessoal, não se batizam em nome de Jesus e os que crêem na
doutrina da Trindade ( três pessoas distintas) irão para o inferno.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Este grupo geralmente vive um estilo de vida legalista. As mulheres usam vestidos longos. Os homens devem ter cabelo
curto. A mulher não pode cortar o cabelo. Em alguns grupos as mulheres usam véus. As mulheres não podem usar
maquiagem. Os grupos mais influentes são: Árvore da Vida, Tabernáculo da Fé, Igreja a Voz da Verdade.

IGREJA LOCAL DE WITNESS LEE

FUNDADOR:
Witness Lee

ESCRITURAS:
Afirma que não é necessário pesquisar, entender ou aprender as Escrituras Sagradas.Usam uma prática chamada orar ler
a palavra. Seus membros consideram os livros de W. Lee inspirados por Deus.

DEUS:
Deus é o Deus Triuno Processado. Um deus processado seria um deus que passa por alterações ou mudanças: de Pai
para Filho, de Filho para o Espírito Santo e deste para a Igreja.

JESUS:
Jesus é tanto Pai, como é o Filho. Manifestou-se como Filho pelo fato de ter assumido a forma humana e nascer como
homem.

ESPÍRITO SANTO:
Jesus manifestou-se como o Espírito e continua a se manifestar. Cada um deles é um passo ou estágio sucessivo na
revelação de Deus aos homens.

SALVAÇÃO:
É necessário ser membro da Igreja Local a fim de ser salvo.

MORTE:
Haverá ressurreição.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
O pecado é o próprio Satanás. Satanás habita no corpo, no ego, em nós. Somos uma nova encarnação de Cristo:
homem-Deus. Libera-se o espírito recitando Ó Senhor Jesus.