sexta-feira, 22 de julho de 2011

RESTITUIÇÃO DOS SONHOS

TEMA
RESTITUIÇÃO DOS SONHOS
João 11.35-46

Certa vez ouvi alguém dizer: ‘um homem sem sonhos é um homem morto’ e acreditei. Pela falta de expectativas na vida, pessoas apenas existem e não vivem plenamente. Por isso Jesus nos dá vida abundante (João 10.10) restaurando nossas emoções, planos e sonhos para o futuro.
Quando Lázaro morreu, os sonhos daquela família pareciam ter morrido. Ninguém entendia como Jesus que era amigo de Lázaro podia ter permitido sua morte (v.37). Maria e Marta acharam que Jesus tinha se atrasado (v. 21 e 32), mas Jesus nunca se atrasa. Os próprios discípulos não entenderam o propósito de Deus para Lázaro achando que estava dormindo (v.13). Mas Jesus tinha em mente claramente que aquela situação seria para glorificar a Deus (v.4).
Há momentos em que pensamos que nossos sonhos foram sepultados, mas Jesus é nosso amigo e quer ressuscitar sua vida. Se os sonhos humanos morrerem, os sonhos de Deus jamais podem morrer.
VOCÊ TEM ALGUM SONHO SEPULTADO?
Vamos refletir nas ordens que Jesus deu ao chegar ao túmulo de Lázaro para entender como Deus ressuscita nossos sonhos:


1- Tirai a pedrav.39
Naquele tempo as sepulturas eram como cavernas onde se colocavam o morto sobre uma base de pedra como uma cama e na porta uma grande pedra.
A pedra representa os obstáculos que colocamos à frente de nossos sonhos. São impedimentos que parecem que não podem ser removidos.
Quando Jesus mandou tirar a Pedra, Marta colocou um porém: “Senhor, já cheira mal,por que é de quatro dias” (v.39) e Jesus respondeu: “ Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” (João 11.40). Não devemos colocar ‘mas’, ‘porém’ ou ‘se’ para Deus. Uma ordem de Jesus não deve ser questionada e sim obedecida. Naquele momento Jesus orou em voz alta pra que as pessoas pudessem crer que foi enviado por Deus (v.41).
A pedra muitas vezes é a incredulidade. Não diga que já faz muito tempo, que seu sonho ‘já cheira mal’ ou que há um obstáculo intransponível para ver realizar seu desejo. Basta crer para ver a glória de Deus.
Jesus poderia ter mandado a pedra se mover, ou que anjos viessem tirá-la, mas não fez isso por que precisava que as pessoas ali presentes exercessem obediência a Ele.
Qual é a pedra que está te impedindo de ver seu sonho?
Jesus manda tirar toda pedra que impede a realização de seus sonhos!
                        
2- Vem para forav.43
Depois da pedra removida, Jesus chamou Lázaro pelo nome, normalmente como se tivesse vivo. Imagino uma voz bem forte de Jesus dizendo: “Lázaro vem para fora!”. Ele não teve opção e na mesma hora se levantou. Jesus já tinha dito que quando os mortos ouvirem sua voz terão que se levantar (João 5.25).
A sepultura pode simbolizar a depressão, a solidão, auto compaixão ou tristezas que a pessoa guarda em seu íntimo.
Vir para fora significa sair de nossas prisões onde nos escondemos da realidade. Muitas pessoas quando perdem a expectativa de vida, entram numa caverna onde ficam presos com medo de se mostrarem para as pessoas. Por isso Jesus chama para vir para fora, Ele é a porta (João 10.9). Quando você pensa que sua situação não tem saída, ouça Jesus te chamando ‘vem para fora’, ou seja, tem saída sim. Ouça a voz de Jesus que Ele te dará uma saída.
O que tem te impedido de vir para fora e sair do mundo que te prende para a presença de Deus que te liberta?
Venha para a presença de Deus, saia deste mundo!

3- Desatai-ov.44
A pedra já tinha sido removida, Lázaro já tinha vindo para fora do túmulo, mas ainda havia um problema que eram as ataduras. Lázaro estava todo amarrado e enfaixado com panos e não podia ainda ver Jesus, falar e andar livremente. Agora precisava ser livre destas ataduras.
Quando a pedra é removida podemos ver a saída para a solução de nossos problemas. Quando ouvimos a voz de Jesus nos chamando, podemos ser livres. Mas também precisamos tirar tudo que nos amarra e nos impede de ser livres.
As ataduras podem representar o pecado que amarra e prende o ser humano. Podem ser vícios, vaidades, orgulho, incredulidade, o temperamento difícil ou alguma situação que prende a pessoa para não servir a Deus.
Nossos pés precisam ser livres para andar na presença de Deus. Nossas mãos devem ser soltas para fazer o bem. Nossos lábios desimpedidos para anunciar o evangelho e proclamar louvores ao Senhor. Nossos ouvidos destampados para ouvir a Palavra de Deus que nos faz ter fé. E nossos olhos abertos para ver nosso próximo e entender a vontade de Deus.
A falta de conhecimento da verdade prende a pessoa nas trevas, mas a verdade de Jesus liberta (João 8.32).
Quais têm sido as ataduras que prendem você?
Livre-se de tudo que te prende de servir a Deus!

JESUS QUER RESCUCITAR SEU SONHO!!!

Quando você pensar que seus sonhos já estão sepultados, lembre-se que Jesus te ama muito e é seu amigo. Jesus te chama pelo seu nome, manda tirar as pedras que te impedem de realizar seus sonhos. Ouça a voz de Jesus te chamando para fora da sepultura e te mandando tirar todas ataduras de sua vida para te libertar completamente.
Jesus é o amigo que você pode contar seus sonhos sem medo de não ser compreendido. Não pense que Jesus está demorando ou atrasado por que na hora certa Ele virá para te mostrar a glória de Deus. Tudo que acontece na vida de um amigo de Jesus não é por acaso, mas por providência de Deus preparando a cena para um milagre.
Nunca desista de seus sonhos por que Jesus não desistiu de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.