terça-feira, 12 de julho de 2011

A NOVA CRIATURA


Criatura é um ser Vivo e Pessoal

Assim que se alguém esta em Cristo, nova criatura é: e as coisas velhas já se passaram: eis que tudo se fez novo!!!

2 Corintios 5:17

Quando falamos de Nova Criatura, estamos falando de Regeneração.
Sabemos que regeneração é o novo nascimento do homem em Cristo!

É Mediante ao novo nascimento, mantemos plena comunhão com Deus, reconhecendo o seu senhorio em todas as esferas de nossas vidas

O QUE É O NOVO NASCIMENTO?

1- Regeneração Tito 3.5
“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”

O Novo Nascimento não é feito através das nossas boas obras, mas pela infinita misericórdia de Deus, sendo assim que ele nos salvou pela lavagem da regeneração e renovação do Espírito de Deus.

2- Condição Essencial para Entrar no Reino de Deus João 3.3-6

3  Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4  Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6  O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Sendo assim é necessário que andemos segundo o espírito de Deus, pois o Novo Nascimento não é um movimento carnal, mas um movimento espiritual na vida do crente pelo qual pode se achegar a Deus.

3- Uma Mudança Interior que Reflete no Exterior 2 Coríntios 5.17

17  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Desta forma, a regeneração nasce dentro do coração do cristão, sempre de dentro para fora, deixando que a luz que está nele seja sempre transmitida exteriormente, não é necessário dizer que é cristão, pois as pessoas notam a difernaça.

4- Abandonar a Pratica do Pecado 1 João 3.9

9  Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

Quem é nascido de Deus tem a semente de Deus que é a palavra de Deus, quem tem a palavra de Deus vence o pecado, porque faz parte do nascimento de Deus.

5- Comunhão com Deus 1 Coríntios 1.9

9  Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Somente sendo fiel à Deus podemos ter comunhão com ele

Sendo assim a Nova Criatura é a transformação interior operada pelo Espírito Santo, na vida daquele que crê em Jesus Cristo e o aceita como Salvador.

·         Uma Nova Criatura:

Envolve alguns aspectos além da regeneração, envolve também uma mudança radical na vida da pessoa, e nem da parte exterior porque o cristão tem de ser diferente do mundo, em sua maneira de ser e agir, sua vida não esta assentada apenas em regras comportamentais, sociais ou religiosas, mas na pedra de esquina que é Cristo.

Efésios 2.20-22
20  Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
21  No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
22  No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

A nova criatura tem uma nova dimensão de vida, quando Paulo escreveu a Tito

Tito 2.11-13
11  Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12  Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
13  Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;

A nova criatura renuncia o pecado, as obras da carne e, vive uma nova vida em Cristo Jesus, levando a se transformar pela palavra do Evangelho.

·         O Passado se foi e Tudo se Fez Novo

Quando alguém confessa o seu pecado e abandona é sinal de que foi regenerado, alcançando em Deus a cura da alma. E o que era impróprio indgno e pecaminoso é sepultado e para sempre esquecido.

Jeremias 31.34

34  E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

·         Eis que tudo se fez novo

Esta é uma expressão profunda e abrangente, porque tudo que Deus faz é perfeito e bom, por isso nossa vida é sempre renovada.

2 Coríntios 4.16

16  Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

Apocalipse 21.5

5  E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

·         É tempo de Avançar

Filipenses 3.13-14

13  Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14  Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Hebreus 12.1-2

1  PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
2  Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.


·         Quando estamos em Cristo

Temos um novo olhar, pois a fé em Cristo muda nosso interior abrindo novos horizontes e perspectivas, já não atentamos mais para as coisas do mundo porque agora temos olhos para as coisas de Deus.

Gálatas 2.20

20  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.


Temos uma nova atitude, pois Cristo esta no controle das nossas vidas e nossas atitudes passam a ser pautadas pela palavra de Deus em vez de contenda, confusão ou gritaria

Efésios 4.30-32

30  E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
31  Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
32  Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

·         Temos uma Nova Vida Abençoada

A verdadeira felicidade esta em viver de acordo com a verdadeira vontade do reino de Deus

Quando estamos em Cristo, somos novas criaturas, sendo assim temos um novo olhar, uma nova atitude, e uma nova vida abençoada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.