sábado, 20 de agosto de 2011

TEMA POMBA DO ESPÍRITO SANTO



TEMA POMBA DO ESPÍRITO
SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

João 1.32-34
-Introdução: Os quatro evangelhos insistem em mostrar a pomba como símbolo do Espírito Santo (MT 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32) mostrando Sua brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. Uma tradição Judaica traduz Gn 1.2 da seguinte maneira: “O Espírito de Deus como pomba pousava sobre as águas”.
É também um pássaro que leva um símbolo do amor em cantares de Salomão vemos várias citações da pomba como sinal de carinho: ”Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste” (Ct. 5:12).
Uma característica interessante é que a pomba voa e está SOBRE quem pousa, o que significa que o Espírito Santo deve estar acima de nós e não abaixo. Nós devemos seguir e obedecer suas orientações.
O ESPÍRITO SANTO ESTÁ SOBRE A SUA VIDA?

Vamos entender algumas situações em que o Espírito Santo se manifesta como pomba:

1- Santificação: Gênesis 8.8-12
A pomba era vista como um animal limpo e símbolo de pureza. Quando Noé soltou um corvo (ave de rapina que come carniça) ele não voltou provavelmente por que encontrou muita carniça boiando sobre as águas. Mas quando soltou a pomba, ela voltou.  E quando a soltou novamente, trouxe um sinal de esperança: um galho de oliveira que mostrava que as águas estavam baixando.
O corvo representa a pessoa que não está pura e sai e não volta por que se satisfaz com as imundícies do mundo.
A pomba representa o Espírito Santo na vida da pessoa que primeiro sai e volta para a Arca/Igreja não encontrando repouso no mundo, depois quando volta traz esperança de vida e então só voa definitivamente quando é conduzida totalmente pelo Espírito Santo.
Santifique sua vida para ser conduzido pelo Espírito Santo de maneira que quando sair por este mundo e não encontrar vida retorne para a casa de Deus e traga esperança até o dia que for totalmente capacitado por Deus para anunciar o evangelho.            

2- Dedicação: Lucas 2.21-24
A pomba também era ave usada no sacrifício (Lv 1.14), por isso quando Jesus nasceu seus pais ofereceram por Ele “ dois pombinhos”. Esta era uma oferta feita pelos pobres que não tinham como doar um cordeiro, então doavam pombos que poderia apanhar mais facilmente. Isso mostra que a família de Jesus era pobre e que mesmo os pobres, podem não ter nada mas podem receber o Espírito Santo e doar o seu melhor para Deus.
Desde o nascimento de Jesus foi dedicado a Deus e consagrado com o sacrifício de dois pombinhos como símbolo da manifestação do Espírito Santo em sua vida.
Ao dedicar nossa vida em louvor e sacrifício de rejeitar o pecado e servir a Deus e ao próximo, a pomba do Espírito Santo estará presente em nossas vidas.

3- Humildade: Mateus 3.13-17
Mateus destaca a humildade de Jesus em aceitar ser batizado por João Batista. Isso é muito importante por que certamente uma pessoa orgulhosa mesmo dos dons espirituais não tem a presença do Espírito Santo.
Cristo falou da pomba como uma simbologia de simplicidade, dizendo aos discípulos para serem “símplices como as pombas” (Mt 10.16).
Certamente a presença do Espírito Santo na vida do cristão marca com amor e humildade. Busque para sua vida estes frutos do Espírito como mansidão, domínio-próprio, longanimidade, etc (Gálatas 5-22).

4- Preparação: Marcos 1.9-13
Marcos destaca que logo após a descida do Espírito Santo sobre Jesus ele foi para o deserto e enfrentou 40 dias de jejum e oração para vencer a tentação. Isso é para nos mostrar que mesmo quando recebemos o Espírito Santo devemos continuar orando, mortificando a carne e enfrentamos provações e tentações. Se até Jesus enfrentou sem merecer, muito mais devemos nós.
As lutas servem para nos moldar e nos ensinar a sermos mais humildes dependendo do Senhor em oração. Às vezes a pessoa fala ‘não estou preparado’, então se prepare por que se você não se preparar a escola se chama provação.
Mas o Espírito Santo nos prepara e capacita para enfrentar os desertos desta vida, resistir ao inimigo e sermos fiéis ao Senhor.

3- Oração: Lucas 3.21,22
Lucas destaca aqui duas coisas que devemos fazer primeiro: o batismo com água e a oração. Isso significa arrependimento dos pecados e vida de busca incessante em oração. Não existe forma diferente dessa. Primeiro precisamos de arrependimento e oração para depois receber o Espírito Santo.
Procure ter uma vida de oração e como conseqüência imediata, como em pentecostes quando todos oravam, você receberá o Espírito Santo. Não existe outra fórmula a não ser a oração e o jejum para receber este poder.
SINTA O ESPÍRITO SANTO POUSAR SOBRE VOCÊ!

-CONCLUSÃO:
O Espírito santo quer pousar sobre nós como pomba, mas quer primeiro santificar nossas vidas, quer que nos dediquemos a Ele por inteiro, que sejamos humildes, nos prepara para as lutas e provações e isso só poderá se realizar com muita oração e jejum.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.