sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tema: Termos Bíblicos para Salvação


Tema: Termos Bíblicos para salvação

Romano 1.13-17
13  Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios.
14  Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
15  E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
O assunto da epístola: A justiça pela fé
16  Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
17  Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Três Aspectos exclusivos para a salvação e a humildade.
1-Salvação-(Grego soteria)-sig-livramento chegar a meta final com segurança ou proteger do dano.

No Antigo Testamento Deus se apresenta como salvador do seu povo Êxodo 15-2
O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.

Salmos 27.1
O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?

Salmos 88.1
SENHOR Deus da minha salvação, diante de ti tenho clamado de dia e de noite.

A salvação é descrita na bíblia como entrada através da vida comunhão eterna ou caminho.

Mateus 7.14
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.


2 Pedro 2.21
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;

Esta entrada deve ser percorrida até o fim. A salvação é descrita como um caminho com 2 lados e 3 etapas.

1º O único caminho

Jesus Cristo é o caminho do pai
João 14.6
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Atos 4.12 
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

A salvação é concedida através da graça manifestada em Cristo.
1 - Baseada na morte de Cristo
Romanos 5.8
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

2 - Sua ressureição
Romanos 5-10
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

3 - Pela sua continua intercessão pelos Salvos
Hebreus 7.25
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

2º Os Dois Lados da Salvação

1 - A Salvação é recebida através da fé
Romanos 3.22-28
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
23  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24  Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
25  Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26  Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27  Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
28  Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.


2 - E resulta da graça de Deus
João 1.16
E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.


3º As Três Etapas da Salvação

As três etapas da salvação incluem, passado, presente e futuro.

1ª - A Etapa Passada da Salvação é a respeito da experiência passada com o perdão dos pecados.
Atos 10.43
A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.

Romanos 4.6-8


·        Passamos da Morte Espiritual para a vida Espiritual,                     1 João 3.14
Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.

·        Passamos do Poder do Pecado para o Poder de Deus

Romanos 6.17-23
Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
18  E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19  Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
20  Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
23  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Passamos do Domínio do diabo, para o Domínio de Deus      

Atos 26.18
18  E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

Sendo assim, nos leva a um relacionamento novo com Deus
   
João 1.12
12  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Além de que o Senhor Jesus nos livra da condenação do Pecado.

1 Coríntios 1.18
18  Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

2ª - Etapa Presente da Salvação, nos livra do habito e do domínio do pecado, e nos enche do Espírito Santo.

·        Privilégio de um relacionamento com Deus como nosso Pai e com Jesus como nosso Senhor

Mateus 6.9
9  Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

João 14.18-23
18  Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19  Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20  Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21  Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22  Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23  Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Gálatas 4.6
6  E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
·        Convite para sermos cheios do Espírito Santo e a ordem de continuarmos cheios

Atos 2.40
40  E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

2 Coríntios 6.17
17  Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; Então toqueis nada imundo, E eu vos receberei;

3º Etapa Futura da Salvação
Romanos 13.11-12
11  E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
12  A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.

1 Tessalonicenses 5.8-9
8  Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
9  Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,

1 Pedro 1.5

5  Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,


·        Abrange o Nosso Livramento da ira de Deus Romanos 5.9
9  Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
·        Os galardões que receberemos como servos fiéis Apocalipse 2.7
7  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

·        Toda advertência e disciplina do tempo presente da vida do crente tem o propósito de que ele não perca a Salvação futura 1 Coríntios 5.1-13

1  GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
2  Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
3  Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
4  Em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
5  Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.
6  Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
7  Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
8  Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
9  Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
10  Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
11  Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
12  Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
13  Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.