segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PRIMEIRA PARTE DO ESTUDO SOBRE O ESPÍRITO SANTO



PRIMEIRA PARTE DO ESTUDO SOBRE O ESPÍRITO SANTO
 A PARTIR DAQUI POSTAREI UMA SÉRIE SOBRE O ESPÍRITO SANTO

ABORDAREMOS OS TEMAS:

1.   Quem é o Espírito Santo?
2.   Nomes e Símbolos do Espírito Santo
3.   O que é o Batismo com o Espírito Santo?
4.   Espírito Santo e a Obra de Deus
5.   A Importância dos Dons Espirituais
6.   Dons que Manifestam a Sabedoria de Deus, Através do Espírito Santo
7.   Os dons do Espírito Santo



1-   Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade santíssima e, à semelhança do Pai e do Filho, sendo assim, o Espírito Santo é Deus.

Em João 14.16 nos dá a promessa de que o Senhor Jesus rogaria ao Pai, e Ele daria outro consolador, para que ficasse sempre conosco.

Quando falamos do Espírito Santo, lembramos muito do dia de Pentecostes, que foi o derramamento sobre a Igreja Atos 2.2. Desde então, essa chama tem se mantido acesa ao longo dos anos nos corações de muitos cristãos.
O Espírito Santo, teve importante manifestação desde o inicio de toda história da humanidade.
Vejamos a importância do Espírito Santo ao longo da humanidade:

·        Na Criação.

Genesis 1.2
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Genesis 1.26
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
       
·        Nos Patriarcas
Genesis 41.38-39
E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.

·        Nos Juízes
Juízes 3.10 / 6.34
E veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o SENHOR entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão.

Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.

Além de sua importância durante toda a história de humanidade, da criação desenho vendo, ele aparece também como a promessa do pai à igreja.

João 14. 16-17
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

O Espírito Santo e a promessa do pai no Antigo Testamento sua manifestação.
Teve seu cumprimento no dia de Pentecostes em Atos 2.1-4.

         Atos 2. 1-4
         E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
         E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
         E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
         E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

         Nesta Aula de N°1 iremos conhecer os principais pontos da doutrina bíblica do Espírito Santo. Iremos estar aptos a explicar a anseidade  do Espírito Santo. E prontos a saber que o Espírito Santo, tem sua personalidade.

Ponto principal

Espírito Santo
Do Hebraico = Kuah Kadosh;
Do Grego = Hagios Pneumathos.

É a terceira pessoa da santíssima trindade. É um ser dotado de personalidade, e vontade própria.

A Doutrina do Espírito Santo

Nesta parte falaremos um pouco sobre pneumatologia, que é o estudo sobre a Pessoa, Obra e Mistério do Espírito Santo.
         O termo surgiu de pneuma (Grego quer dizer “ar”, “vento”, “espírito”), é um cognato do verbo pnéo, “respirar”, “soprar”, “inspirar”.
         Amados, infelizmente no meio dos Teólogos do Brasil e pelo mundo à fora, existem muitos que são modernistas e frios na fé, irreverentes que acabam desprezando o Espírito Santo. Costumam até a afirmar com veemência que Ele é tão somente uma força ou poder que vem de Deus. Nesta apostila nós iremos aprender que Ele é terceira pessoa da trindade santíssima, e que Ele é Deus.
         Ele é uma pessoa em total plenitude, pois o Espírito Santo, nos ensina, guia, consola e fala.

João 14.26 / 16.13  
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

Atos 21.11
E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.

         O Espírito Santo como pessoa, chama a si mesmo como “Eu”.

Atos 10.19-20
E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.
Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.

A Pessoa e o Trabalho do Espírito Santo

Quem é a Pessoa do Espírito Santo?

O Espírito Santo é o agente da salvação.
O Espírito Santo é o agente da santificação.
O Espírito Santo nos reveste para o trabalho na casa de Deus.
O Espírito Santo coloca os crentes no corpo de Cristo, que é a Igreja.

Qual é o Trabalho do Espírito Santo?

Ele conhece, faz nascer de novo e habita no crente.

João 16.7-11
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

João 3.3-6
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

João 14.16-17
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Ele influencia, purifica e liberta

Romanos 8.8-11
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

II Tessalonicenses 2.13-17
Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;
Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso SENHOR Jesus Cristo.
Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.

Romanos 8.1-4
PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Ele capacita para o testemunho

Atos 1.8
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

João 1.32-33
E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

Ele edifica, inspira para adoração e envia

Efésios 2.20-22

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Filipenses 3.3

Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.

Atos 3.2-4
E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.

Sendo desta forma, o Espírito Santo nos guia para a revelação da verdade, se nós assim permitirmos. Quando temos o desejo de dar frutos, então é necessário que Ele nos guie, porque Ele nos conduzirá até a verdade. Se deixarmos o Espírito Santo ser o nosso consolador e guia, isso nos ajudará quando estivermos passamos pelos momentos difíceis de toda a nossa vida.

O Espírito Santo no Antigo Testamento

Como já havíamos dito anteriormente, o Espírito Santo está presente em toda a Bíblia, tanto na criação, no planejamento e na construção do universo.

Salmos 104.30
Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.

A bíblia nos declara que Ele atuou na criação do homem:
Jó 33.4  
O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.
Além de ter agido por intermédio dos Juízes, reis, sacerdotes, e profetas, Ele também guiou, capacitou e inspirou os autores do Novo Testamento a registrar fielmente os principais episódios do ministério de Jesus.

João 21.25
Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem.

         O Espírito Santo, se fez presente no nascimento e vida de Jesus em Terra

Lucas 1.35
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

A atuação é tão marcante em Atos dos Apóstolos, é tão marcante que o livro é conhecido como Atos do Espírito Santo.

O Espírito Santo nos dias atuais
Vindo o dia de Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo sobre a igreja em Atos 2.2. Enchendo a todos os cristãos e batizando a eles de uma forma tremenda, tal como a promessa do senhor em:

Lucas 24.49
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

         Após o Pentecostes, os discípulos passaram a pregar e a evangelizar com mais vigor e mais eficácia, alcançando a Israel e as nações Gentias sem impedimento algum.

Atos 28.31
Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.

Dessa forma, o autentico pentecoste, leva o crente a evangelizar com poder e dinamismo, a orar e a contribuir para a obra missionária.
Precisamos sempre do Espírito Santo atuando em nossas vidas. Caso contrario corremos o risco de compactuar com o mundo.

Romanos 12.2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

         Um exemplo disto foi a igreja de Laodicéia, que se  tornou uma igreja intragável, por ser morna espiritualmente.

Apocalipse 3.15b
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

         Busquemos sempre o poder do alto, e lancemos à conquista do mundo para Cristo no poder do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.