quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ULTIMA PARTE DO ESTUDO SOBRE QUEM É O ESPÍRITO SANTO?



Ultima Parte do Estudo Sobre quem é o espírito Santo

1.2 – A Aseidade do Espírito Santo

A Aseidade e Existência do Espírito Santo

A palavra Aseidade vem do latim asseitatis, e serve para designar o atributo divino, segundo o qual Deus existe por si próprio. Assim como o Pai e o Filho, o Espírito Santo é Auto Existente, ou seja, não depende de nada fora de si para existir; é um ser incausado; “não teve princípio de dias, nem fim de existências”

Hebreus 7.3
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

De eternidade a eternidade, o Espírito Santo é Deus. O escritor aos Hebreus apresenta o consolador como o Espírito Eterno.

Hebreus 9.14
Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

Ele tem existência própria mas isto não significa que Ele esteja separado da trindade. O Pai, o Filho e o próprio Espírito Santo, embora distintos como pessoas constituem a mesma essência indivisível e eterna da trindade.

Atributos Incomunicáveis do Espírito Santo

O Espírito Santo possui todos os atributos divinos. Em primeiro lugar Ele é imutável. Sua essência e caráter não podem ser mudados. A imutabilidade por conseqüente, é um atributo que pertence exclusivamente a divindade santa.

Romanos 1.22-23
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

Hebreus 1.11
Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,

a)   Onipresença – Ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Não podemos fugir da sua presença.

Salmos 139.7  
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

Como é bom saber que podemos contar com sua companhia todos os dias.

b)   Onisciência – O Espírito Santo sabe tudo e tudo conhece. Ele nos sonda e nos prova quanto as nossas intenções do coração.

1 Coríntios 2.10  

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
   
Ninguém pode mentir para aquele que sabe toda a verdade, lembremos de Ananias e Safira.       
         Nada escapa ao conhecimento do Espírito Santo, sua compreensão é infinita. Ele tudo sabe e nada ignora.

Salmos 139. 2.11.13

Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.

c)   Onipotência – Ele é Deus. Não há impossíveis para o Espírito Santo. O homem é limitado mas o Consolador tudo pode fazer. Ele sustenta todas as coisas.

Hebreus 1.3
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

         E o maior milagre que Ele opera no homem é a regeneração.

João 3.3

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

         Assim como o Pai e o Filho, o Espírito Santo é auto existente. Os seus atributos incomunicáveis confirmam a sua divindade santa.

A Personalidade do Espírito Santo 

O Espírito Santo tem Personalidade?

Você sabe o que é personalidade?

Personalidade é o conjunto de atributos de várias categorias que caracteriza uma pessoa. A Bíblia mostra com simplicidade e clareza que o Espírito Santo é uma pessoa.

Ele Ensina:

João 14.26
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

         Ele Testifica:

João 15.26

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

         Ele Guia:

Romanos 8.14     

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

         Ele Intercede por Nós:

Romanos 8.26

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

         O Espírito Santo, possui qualidades intelectivas. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus
         De acordo com o dicionário bíblico em grego, a palavra grega para penetrar significa “investigar profundamente”. Em 1 Coríntios 2.11, a palavra de Deus nos afirma que o Espírito Santo sabe os pensamentos de Deus.

O Espírito Santo tem Emoções

Efésios 4.30       
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Sim, o Espírito Santo se entristece com a desobediência consciente, crescente e contínua do homem para com Deus.

Isaías 63.10
Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.
        
         E a tristeza é, algo que somente uma pessoa pode experimentar. Quando pecamos entristecemos o Consolador que em nós habita, por isso, deixamos de lado o que possa entristecer o Espírito de Deus que em nós habita.

Efésios 4.25-29

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

O Espírito Santo tem Vontade

1 Coríntios 12.11
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

O texto mostra a vontade e soberania do Espírito Santo, segundo o dicionário grego bíblico a palavra grega bouletar, é traduzida por “querer”, refere-se a decisão proveniente da vontade, após deliberação prévia, sendo caracterizado o exercício próprio de uma pessoa.

Conclusão sobre quem é o Espírito Santo

As ações do Espírito Santo evidenciam que Ele é uma pessoa, a terceira da Santíssima Trindade. Por isso, precisamos conhecer melhor o Espírito Santo, pela nossa total e contínua rendição e comunhão com Ele para entendermos todas as suas manifestações.
Ele não é uma mero símbolo ou energia celestial. É a terceira pessoa da santíssima trindade, Ele é Deus. Como igreja de Cristo, é necessário mantermos a comunhão com o Espírito Santo, que é o Espírito de santidade e de vida, a fim de preservar os ensinos e os valores bíblicos que são os fundamentos da fé pentecostal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.